Exposição de 200 anos de Anita Garibaldi inspira nova proposta de interação com público

Compartilhe

Comemorações fazem parte do bicentenário de Anita Garibaldi.

Dando continuidade às atividades interativas relacionadas à exposição 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão, em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) – Palácio Cruz e Sousa, dessa vez o público é convidado a interagir a partir da temática Rosa de Anita. A primeira proposta parte do mapa de Santa Catarina e a marcação das cidades onde a Rosa de Anita está plantada. A intenção é que os convidados reflitam sobre as cidades, o território catarinense e memórias relacionadas às roseiras. 

Foto: Márcio Henrique Martins / FCC

A segunda proposta, dentro da mesma temática, surge a partir de uma fotografia da Rosa de Anita e propõe uma ligação com o Palácio Cruz e Sousa, sede do MHSC, onde está plantada. 

O Núcleo de Ação Educativa do Museu que criou atividades com foco no público escolar. As criações feitas a partir dessas propostas podem ser enviadas para o e-mail naemhsc@fcc.sc.gov.br e poderão ser publicadas na página do MHSC no Facebook.

Ano de Anita

Essa programação integra o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem organizando atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Sendo assim, a Comissão foi instituída pela Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense. 

O grupo tem vários órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais o Instituto CulturAnita, de Laguna e, na Itália. Além de os parceiros, como por exemplo, o Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

WhatsApp chat