Exposição Coletiva INTROITO inaugura espaço expositivo em Floripa.

Compartilhe

Visitação gratuita pode ser feita de segunda-feira a sábado na Escola Câmera Criativa, que fica no Centro da Capital

Apresentar o resultado de nove meses de curso é o mote principal da Exposição Coletiva INTROITO, que será aberta no dia 29 de janeiro, na Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte, que fica no Centro de Florianópolis.

Participam da mostra nove fotógrafos artistas, egressos do Curso de Fotografia e Arte. A visitação é gratuita e celebra a inauguração de um novo espaço expositivo na cidade, o Espaço Cultural Câmera Criativa.

“Atuamos com cursos de fotografia para as mais variadas idades, sejam eles iniciantes ou profissionais, e com a mudança de endereço da escola decidimos que era hora de abrir um espaço para que os alunos e também a comunidade pudessem expor trabalhos de maneira gratuita”, explica Radilson Carlos Gomes, que é sócio da escola junto com Luíla Vomero e Renata Cerqueira.

A mostra, com curadoria dos professores Lilian Barbon e Marcelo Seixas, apresenta trabalhos de conclusão dos alunos: Any Mantovan, Bruna Figueiró, Fátima Soll, Natália Corrales Garcez, Paula Montebello, Roberto J. G. Alvarenga, Roseli Sartori, Sofia Luz e Thaís Grosbelli.

Seixas explica que os trabalhos expostos variam em número, dimensões, formatos e materiais, desde fotos individuais, dípticos, lambelambe, ensaios fotográficos, bem como objetos. O curador destaca ainda que, a introspecção e o recolhimento, situações provocadoras de reflexões, ainda mais durante o período de isolamento social, estão manifestadas em muitos deles.

“São trabalhos que revelam a multiplicidade expressiva que a pesquisa em fotografia propicia quando dialoga com o campo das Artes Visuais”, explica o curador.

Abertura e visitação

Contudo, em virtude da pandemia, e seguindo todos os protocolos sanitários, a abertura na sexta-feira, dia 29, será apenas para alunos e convidados.

A visitação será de 30 de janeiro até o dia 27 de fevereiro, durante a semana de 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h. Dessa forma, o uso de máscara é obrigatório e na entrada será aferida a temperatura, assim como é oferecido álcool em gel para os visitantes.

A nova sede da Câmera Criativa é no charmoso casarão da família Brüggemannque é um dos prédios mais lindos no entorno da Praça Getúlio Vargas, na Capital.

 Novo espaço expositivo

A exposição INTROITO inaugura o Espaço Cultural Câmera Criativa, que prevê, ao longo do ano, uma série de ações para fomentar a pesquisa e a troca de experiências a respeito dos campos da fotografia e das artes.

Exposições, lançamentos de livros, palestras, seminários, residências, entre outras propostas poderão ser apresentadas para a escola. Os projetos vão passar por análise de uma equipe curatorial. Por fim, a data do envio das propostas será divulgada em breve.

Sobre a Câmera Criativa

A escola é uma das principais referências no ensino da linguagem fotográfica em Florianópolis e no Estado de Santa Catarina. Sendo assim, o espaço é um ponto de encontro para fotógrafos e amantes da fotografia, mais do que isso, um lugar de construção coletiva, da prática e do saber fotográfico.

Localizada na Praça Getúlio Vargas, 158, no Centro de Florianópolis, a escola promove cursos, palestras, encontros, exposições, viagens e eventos na área de fotografia. Além de oficinas e cursos voltados para alunos iniciantes que procuram se profissionalizar e também avançados para fotógrafos profissionais que buscam se aperfeiçoar.

Serviço: Exposição Coletiva INTROITO inaugura espaço expositivo na Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte, em Florianópolis

Data: 29 de janeiro – sexta-feira (abertura para convidados)

Visitação do público: de 30 de janeiro até o dia 27 de fevereiro de 2021,

Dias: segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h

Local: Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte (Praça Getúlio Vargas, 158, Centro, Florianópolis/SC)

Informações: (48) 3246-0643 / (48) 99678-2525 ou www.cameracriativa.com.br 

Sandro Abecassis

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em marketing digital e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat