Edu Ribeiro é convidado do Sexta Jazz AF para concerto com Rafael Calegari

Compartilhe

Edição do dia 14/10 apresenta repertório do disco Baixo ao Lado, do contrabaixista catarinense Rafael Calegari, um dos grandes nomes da música instrumental de SC; pianista Luiz Gustavo Zago e do trombonista Sérgio Coelho também são convidados

O baterista e compositor Edu Ribeiro, vencedor do Grammy Awards, é um dos convidados do próximo Sexta Jazz AF, promovido desde 2014 pela Aliança Francesa Florianópolis. Em outubro, o projeto será diferente e abre o palco para que Rafael Calegari, um dos nomes mais importantes da música instrumental de Santa Catarina, apresente o repertório do belíssimo Baixo ao Lado, álbum lançado no ano passado. O Especial Calegari convida Edu Ribeiro terá ainda a presença de outros dois músicos ilustres: Luiz Gustavo Zago no piano e de Sérgio Coelho no trombone. Imperdível. Dia 14 de outubro, às 20h, no Piso G3 do Villa Romana Shopping, na Capital.  

Edu Ribeiro.

O concerto Baixo ao Lado – Ao Vivo apresenta toda a versatilidade de Rafael Calegari como compositor. As faixas evocam as influências do jazz e da música brasileira, sul-americana e contemporânea e, principalmente, as vivências do músico, produtor e arranjador. Ao juntar no mesmo palco mestres da música brasileira — todos nascidos em Santa Catarina, vale dizer, mostrando a vocação do estado para esse estilo —, a proposta do espetáculo é reverberar a música instrumental que está sendo desenvolvida na cena do Sul do país.

Rafael Calegari-Crédito Zéke Medeiros

— Baixo ao Lado é um disco lançado em 2021, feito remotamente e com 10 faixas e 10 convidados. Este ano, apresentamos o resultado desse trabalho em um circuito de apresentações por 10 cidades da Grande Florianópolis junto ao Luiz Gustavo Zago e ao Sérgio Coelho. Foi tão bonito que resolvi manter essa formação de trombone, piano e baixo para o show no Sexta Jazz AF e ainda convidar o grande baterista Edu Ribeiro para uma versão em quarteto — Conforme afirma Rafael Calegari.

Edu Ribeiro, um virtuose nascido em SC

Nascido em Florianópolis, Edu Ribeiro tem mais de 25 anos de carreira e 15 álbuns lançados, tanto como líder como junto aos grupos Trio Corrente e Vento em Madeira e em colaborações. Em 2014, o disco Song For Maura, produzido pelo seu Trio Corrente com o cubano Paquito d’Rivera, foi vencedor do Grammy Awards de melhor álbum latino de Jazz. Em 2019, Edu foi nomeado ao Grammy pelo disco Folia de tReis, do qual é líder, na categoria de Melhor Álbum Instrumental. 

— Estamos já no 9º ano de projeto, temos pessoas que nos acompanham desde há muitos anos e vemos também que a cada edição o público se renova. Esta edição será especial: teremos Rafael Calegari, um dos músicos mais importantes do estado e com um longo trabalho como compositor, que convida um dos músicos brasileiros mais importantes em atividade — diz o músico e curador do projeto, Tiê Pereira.

Música e solidariedade 

Esta edição do Sexta Jazz AF terá, mais uma vez, parceria com o Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG), da Capital, e arrecadará alimentos e brinquedos para doá-los a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para participar da campanha, basta levar alimentos não perecíveis e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento. 

Para quem curte cerveja artesanal, haverá venda de chope no local, e sobretudo, vinhos. Portanto, não é permitido entrar com bebidas.

O Sexta Jazz AF 2022 é viabilizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis.

Então, agende:

Sexta Jazz AF apresenta: Especial Calegari convida Edu Ribeiro

Quando: sexta, 14/10, 20h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito. Vagas limitadas
Mais informações: www.affloripa.com.br

WhatsApp chat