Dicas para curtir o frio com segurança e bem-estar.

Compartilhe

O frio chegou.

Listamos algumas dicas para curtir o frio sem tanto desconforto. Afinal, este ano ainda estamos em meio a pandemia e os cuidados devem ser maiores.

Algumas valem para se proteger do frio com qualidade e segurança, e também aproveitar as vantagens da estação.

Use uma camada inferior.

Camadas inferiores incluem meias, leggings, segunda pele e roupas de baixo longas, para quem tem alergia a produtos feitos de lã a sugestão são peças de produtos sintéticos.

Lembre-se o tamanho das roupas tem que ser de acordo com seu corpo, é ilusão achar que uma roupa maior que seu número vá lhe proteger mais, pelo contrário aumenta o frio.

Tenha uma camada à prova d’água.

Apesar do inverno ser um estação com pouca chuva, esteja sempre preparado caso você seja surpreendido, capa de chuvas de materiais resistentes como neoprene são indicados.

Proteja suas extremidades.

Mantenha sua cabeça, mãos e pés cobertos com um cachecol, um chapéu, luvas e meias e botas. Como são áreas propensas a sentir maior frio, a sugestão é que estas peças sejam a prova d’água.

Use alguns acessórios para se aquecer.

Lojas de caça e pesca já possuem aquecedores de mão que ajudam bastante para quem trabalha em áreas externas. Contudo, as tradicionais mantas ajudam muito.

Pratique exercícios físicos 

Acima de tudo, atividade física sempre é bem vinda, alongamento em casa mesmo podem ser feitos. Porém, evite caminhadas e corridas por lugares muito molhados, você pode escorregar, mas caso queira use roupa e tênis adequados. Academias são uma boa opção para quem quer praticar uma atividade, já que no inverno áreas externas são evitadas.

Isole sua casa

Proteja sua casa com cortinas e isole as frestas, deixe o aquecedor ligado em um local onde seja comum a todos, caso não possua em todos os quartos. Além disso, revise a instalação elétrica, tendo em vista o alto consumo de aquecedores;

Mantenha sempre a casa limpa, ajuda. Quando fizer sol coloque toalhas, lençóis, travesseiros, mantas para pegar calor, evita ácaros. Se tiver lareira, cuidado com as crianças e mantenha o fogo protegido.

Ao sair de casa de carro em regiões de serra, mantenha sempre o farol acesso, e no caso de baixa visibilidade pare em algum lugar seguro até que a situação melhore.

Aproveite o frio se alimentando bem, bebidas quentes, por exemplo como chás, café, torradas, bolos, sopas, comidas com alto teor calórico ajudam a aquecer

Enfim, curta a estação com saúde e bem estar, e esteja de olho na previsão do tempo.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat