Damon Albarn revela em vídeo a inspiração para “Clint Eastwood” do Gorillaz.

“Clint Eastwood”, se tornou o primeiro single do Gorillaz lançado em 2001.

Damon Albarn encerrou as atividades do Blur no ano passado, mesmo depois da banda lançar o interessante álbum, “The Ballad Of Darren”, além de ter começado uma turnê.

“É hora de encerrar esta campanha. É muito para mim. Foi a coisa certa a fazer e uma imensa honra tocar essas músicas novamente, passar um tempo com esses caras, fazer um álbum, blá-blá-blá.” Conforme declarou Damon.

Damon Albarn e Graham Coxon no estádio de Wembley em julho de 2023 Foto (Jim Dyson/Getty Images)

Ao mesmo tempo, o músico afirmou ter planos de novos trabalhos com o Gorillaz, junto a James Hewlett. Tanto que ainda em 2023, o Gorillaz lançou o álbum, “Cracked Island”, evindeciando o single, “New Gold”. O álbum, contou com as participações de Beck, Stevie Nicks, Tame Impala . Bootie Brow, Bad Bunny e Adeleye Omotayo.

Sendo assim, falando em Gorillaz, recentemente circulou um vídeo onde aparece Damon Albarn mostrando de onde saiu o sampler da canção “Clint Eastwood”, do Gorillaz, lançada em 2001.

Albarn tirou a introdução de um equipamento musical chamado Suzuki Omnichord produzido em 1981. Na ocasião, ele aperta o preset “Rock 1”, e o aparelho executa o som. Então, veja abaixo:

O Suzuki Omnichord foi um instrumento revolucionário que combinava elementos de um teclado eletrônico com uma harpa de cordas, oferecendo uma abordagem única para a produção de música. Com sua interface intuitiva e sonoridade característica, o Omnichord permitiu que músicos explorassem novas possibilidades sonoras com facilidade. 

Sua popularidade cresceu especialmente entre os artistas que buscavam expandir seus horizontes musicais, tornando-se uma peça exôtica da era eletrônica dos anos 80. O instrumento chegou a ser usado por Robbie Williams, assim como, David Bowie e mais recentemente pelo Foster The People.