Conheça a praia do Campeche

Compartilhe

A praia do Campeche, localizada no sul da ilha de Florianópolis, é uma das mais visitadas e bonitas da região, tendo estrutura como restaurantes, aluguel de cadeiras e guarda-sol, para que o visitante possa aproveitar além do mar, outras atrações, como as dunas do Campeche, o morro do Lampião que tem um vista geral do sul da ilha em uma trilha que leva aproximadamente 20 a 30 minutos.

O morro do lampião tem esse nome pelo fato de que nos nos de 1920 um lampião era colocado no ponto mais alto da pedra para orientar e sinalizar o pouso no  aeroporto de aviões da Compagnie Génerale Aéropostale – serviço de correio postal francês – em que o piloto e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, (autor de O Pequeno Príncipe) trabalhou. O local era um posto de descanso e abastecimento da rota que ligava a França a Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile.

morro-do-lampiao
Morro do Lampião

O autor do Pequeno príncipe passou pela ilha ao menos umas três vezes, e era conhecido informalmente como “Zé perri” pelos pescadores da região. Dizem os historiadores que o nome Campeche vem do Francês, “Camp et peché”, ou campo de pesca, o bairro é cheio de referências ao aviador e escritor Francês, com o a Avenida Pequeno príncipe, Servidão Saint Exupery, além do parque cultural do antigo centro de aviação do Campeche.

Saint Exupery

A praia do Campeche tem mar com ondas fortes, sendo ideal para pratica de esportes como surf e bodyboard, principalmente mais ao sul, mas mesmo assim é recomendável para quem quer curtir a água. Outra atração imperdível é conhecer a Ilha do campeche com águas calmas e transparentes, a ilha fica logo na frente da praia, o local é uma área de preservação e as visitas podem ser agendadas com saídas pela praia da Armação.

Ilha do Campeche

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat