CELESC confirma maior dano da história após passagem de ciclone.

Compartilhe

A CELESC emitiu uma nota informando os danos causados pelo ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina, ontem, dia 30 de junho. Confira.

Registramos o maior dano da história da Rede Elétrica, após a passagem do Ciclone Extratropical- 1 milhão e 500 mil unidades consumidoras do estado ficaram sem luz 

A passagem do Ciclone deixou um rastro de destruição em praticamente todas as regiões do Estado . Árvores, postes e placas caíram sobre a rede elétrica e provocaram problemas graves na distribuição de energia.

Embora estivéssemos preparados para a passagem do Ciclone com equipes de sobreaviso, os danos foram muito significativos. São 300 equipes trabalhando para recuperar o sistema, com cerca de 1300 pessoas, mas o trabalho exige retirada de material pesado das redes e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades.

Também houve rompimento de cabos de fibra ótica, que impossibilitou a recomposição automática do sistema
e a comunicação de consumidores com o call center. Não foi possível identificar os locais com defeito na rede de distribuição. A única forma de comunicação dos consumidores é através do aplicativo Celesc.

Nesse momento, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa e não se aproximem de locais próximos a rede elétrica para evitar acidentes.

Estamos trabalhando para recompor 90% do sistema até o final desta quarta-feira.

Hoje, o inmet e Epagri/CIRAM, ainda alertam para novos temporais em todo Estado, portanto, a sugestão é que a população permaneça em casa, ou em locais bem abrigados.

Ainda assim, caso ocorra sinistros, como fogo, queda de árvores ou fiação elétrica busque procurar ajuda do corpo de bombeiros e defesa civil, respectivamente pelo 193 e 191.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat