Casa onde George Harrison nasceu ganha placa azul do governo britânico.

A placa é um homenagem do governo britânico a personalidades que marcaram a história do Reino Unido.

Nesta sexta-feira, 24, a casa em que o Beatle George Harrison viveu na sua infância na rua Arnold Grove, 12 em Liverpool, ganhou a famosa placa comemorativa azul concedida pelo governo britânico, usada para identificar lugares onde pessoas que fizeram história no país nasceram. 

A cerimônia contou com a presença da viúva do músico, Olivia Harrison que inaugurou oficialmente a placa. No perfil oficial do ex-beatle Olívia escreveu um texto, tanto de agradecimento como mostrando a importância do guitarrista, compositor e cantor. “Este reconhecimento da placa azul do local de nascimento de George é uma fonte de orgulho familiar para todos os Harrisons, e algo que nenhum de nós, principalmente George, jamais teria previsto. Muito de quem George era veio de ter nascido e passado seus primeiros anos em Arnold Grove, nº 12, inegavelmente uma parte de quem George era. Ele deixou uma pegada neste mundo, neste país, nesta cidade e nesta rua”. 

A cerimônia contou ainda com a presença do ministro da cultura britânico, Stephen Parkinson. A rua onde Harrison morou estava lotada de pessoas, que fizeram questão de compartilhar o momento histórico. 

O Nascimento de George

O livro, “The Beatles Tune In” escrito por Mark Lewisohn, conta que o parto de Louise Harrison estava atrasado três semanas. Ele finalmente nasceu aos primeiros 10 minutos do dia 25 de fevereiro de 1943, no quarto do andar de cima da Arnold Grove, 12. Logo, no dia seguinte ao nascimento, Harold, foi registrar o filho, mas ele e Louise não tinham pensado em um nome, e pai decidiu no caminho. Quando ele voltou, Louise perguntou qual nome tinha escolhido. Ele respondeu: “George”. “Por que George?” Perguntou Louise. “Se é bom o suficiente para ser Rei, deve ser bom o bastante para ele”. 

Com os pais Louise e Harold, e os irmãos Peter, Louise e Harry, George viveu em Arnold Grove 12, por seis anos. A casa era geminada com um banheiro externo e o aquecimento era através de uma lareira de carvão. Muitas vezes os Harrison usavam uma jarra com água morna para tomar banho.

Por fim, um vídeo postado nas redes sociais de George mostrou como é criada a placa azul para os homenageados e o momento da inauguração. Então, veja: