Blitz contra esgoto irregular multa por crime ambiental no Norte da Ilha

Compartilhe

Força-tarefa da PMF e da Casan identifica e solicita lacres de ligações clandestinas em condomínio no Campeche, no Sul

Em blitz contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan fiscalizou, nesta semana, imóveis do Campeche, no Sul da Ilha, e de Ponta das Canas, no Norte, com lacres de ligações clandestinas, multas e intimações.

A primeira operação do grupo, na manhã de segunda-feira (14/12), foi toda em casas e sobrados de um condomínio no Campeche, em região próxima à praia e à Lagoa da Chica. Dos seis imóveis fiscalizados, dois sofrerão lacres: o proprietário de um deles, com extravasor de fossa conectado à rede de drenagem pluvial, também foi multado pela Floram por crime ambiental; o segundo terá duas ligações clandestinas lacradas.

Dois dias depois, na quarta-feira (16/12), a Blitz Sanear deslocou-se até o Norte da Ilha, para operação em Ponta das Canas – parte de plano estratégico de fiscalização no bairro, sobretudo na região próxima à Lagoa das Docas, em resposta a sentença judicial em ação civil pública do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF-SC).

Nesse contexto, a Blitz do Grupo Sanear Floripa – formado por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – realiza ações mensais, como a desta semana, desde março em Ponta das Canas.

Fotos: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Em fiscalização na Serv. Luzia Clara da Luz (Vó Luzia), o proprietário de terreno multifamiliar já inspecionado em outra ocasião foi multado por crime ambiental: uma caixa de passagem do imóvel continuava lançando esgoto na rede pluvial. Outros três condomínios foram vistoriados nesta servidão. Contudo, não foi possível localizar fossas e sumidouros e a drenagem encontrava-se obstruída, será necessário abrir a rua.

Ainda na mesma operação, a Vigilância Sanitária intimou proprietário de imóvel não regularizado na Rua Dep. Fernando Viégas e a Floram deu prazo para que o responsável por condomínio na Serv. Vanderlim Cândido de Oliveira corrija as ligações inadequadas.

Nesta segunda servidão, duas casas foram flagradas com esgoto conectado às redes dos vizinhos, utilizando a coleta pública sem, contudo, pagar pelo serviço. Por fim, comércio na Serv. Manoel Firmiano anteriormente fiscalizado pela força-tarefa regularizou suas ligações sanitárias.

Na terça-feira (15/12), a ação da Blitz Sanear programada para os bairros Pantanal, Córrego Grande e Itacorubi foi cancelada por conta das chuvas no período da manhã.

Blitz Sanear

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 100 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Por fim, na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Vargem Grande, Rio Vermelho e Agronômica.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat