Bandas Indie do começo dos anos 2000, o que andam fazendo?

O início dos anos 2000 representou uma fase criativa para a música indie. Sendo assim, várias bandas emergiram nesse período,

No entanto algumas dessas bandas encerraram as atividades, mas a maiorias continua produzindo. Então, vamos ver o que elas andam fazendo:

The Strokes

 

Conhecida como uma das bandas pioneiras do movimento indie rock dos anos 2000, o The Strokes ganhou destaque com o álbum “Is This It” (2001), que trouxe um som cru e influenciado pelo garage rock. 

O último álbum da banda, “The New Abnormal”, foi lançado em 2020. A banda continua fazendo turnês, principalmente pela Ásia e Europa.

Além do mais o vocalista Julian Casablancas, assim como Albert Hammond Jr. tem produzido excelentes trabalhos em suas carreiras solo. 

Portanto, veja a faixa, “The Adults are Taking”, dos Strokes.

Arcade Fire

 

A banda canadense Arcade Fire lançou seu aclamado álbum de estreia “Funeral” em 2004. Com suas composições épicas e emotivas, eles ajudaram a definir o som indie da época.

O mais recente álbum da banda, “We”, foi lançado em 2022. Gravado no Texas durante as restrições da pandemia de COVID-19. A banda ficou reclusa e a maioria das canções, inclusive, a fabulosa “Age Of Anxiety I”, falam sobre o abalo psicológico diante do caos. Veja:

“The Cure” vem ao Brasil em breve, mas enquanto isso, descubra detalhes de “In Between Days”.

The White Stripes

 

Com sua formação minimalista de guitarra e bateria, o The White Stripes, de Jack e Meg White, se destacou com sua energia crua e blues rock. Álbuns como “White Blood Cells” (2001) e “Elephant” (2003) consolidaram seu sucesso.

Mas, o duo se desfez em 2011 e Jack White seguiu em carreira solo e Meg sumiu dos holofotes.

Interpol

Com seu estilo sombrio e atmosférico, o Interpol ganhou reconhecimento com o álbum de estreia “Turn on the Bright Lights” (2002). 

Sua sonoridade pós-punk revival influenciou muitas bandas indie posteriores. O atual álbum da banda, “The Other Side Of Make Believe” de 2022 foi gravado no período da pandemia da COVID-19. 

A banda atualmente está em turnê pela Europa, e ainda com passagem pela América do norte, finalizando em dezembro no continente Asiático.

Um fato curioso, em 2022 a Policia Federal brasileira marcou a banda Interpol em um publicação agradecendo o apoio durante uma operação em combate a pornografia infantil, confundindo com a agência internacional de polícia. 

Polícia Federal marca banda Interpol em post agradecendo a organização internacional — Foto: Divulgação

Veja a música, “Toni”‘, do novo álbum:

Yeah Yeah Yeahs

Liderada pela carismática vocalista Karen O, a banda Yeah Yeah Yeahs chamou a atenção com seu som garage rock e punk.

Seu álbum de estreia “Fever to Tell” (2003) foi bem recebido pela crítica naquele ano.

Em setembro de 2022 a banda lançou o álbum, “Cool It Down”, e está a todo vapor com uma turnê pelos Estados Unidos e Europa com datas até outubro de 2023. 

Veja a ótima faixa do novo disco, “Spitting Off the Edge of the World”:

The Libertines

Com seu som indie rock enérgico e letras muitas vezes autobiográficas, The Libertines se tornou uma das bandas mais influentes da cena indie britânica.

Seu álbum de estreia homônimo foi lançado em 2004, que tem a frente o polêmico vocalista Pete Doherty. O vocalista passou por clínicas de reablitação várias vezes e até ficou um tempo preso por porte de heroína.

Limpo, Pete Doherty voltou com o Libertines e está em atividade comemorando os 20 anos anos do disco, “Up The Bracket”, com diversos show pela Europa, ano passado a banda esteve no Brasil durante o festival Lollapalooza. 

Franz Ferdinand

O álbum de estreia autointitulado da banda escocesa Franz Ferdinand, lançado em 2004, foi um grande sucesso.

Suas músicas dançantes e cheias de ganchos tornaram-se hits indie, como “Take Me Out”.

Ainda em atividade, a banda lançou um mini documentário, chamado, “Words So Leisure”, com quatro episódios, que traz histórias, shows e entrevistas.

Além disso, o Franz Ferdinand está em turnê pela Europa e Estados Unidos com datas agendadas até setembro de 2023

Ouça “Curious” do mais recente álbum, “Hits on the head”:

Bloc Party

Combinando indie rock com elementos de música eletrônica, o Bloc Party atraiu fãs com seu som enérgico e letras inteligentes.

Seu álbum de estreia “Silent Alarm” (2005) se tornou um clássico da música indie. Os vocais intensos entre desespero e calmaria de Kele Okereke são um dos pontos altos da banda.

Recentemente o Bloc Party fez uma turnê ao lado do Paramore. O novo trabalho do grupo é o projeto High Life, menos denso e acima de tudo mais dançante, ouça:

Por fim, muitas outras também contribuíram para o cenário indie da época do começo dos anos 2000. Como por exemplo, Death Cab for Cutie, The Shins, Arctic Monkeys, The Killers e muitas mais.