Antifrágil um livro sobre como prosperar diante dos imprevistos.

Dica de livro.

Antifrágil – coisas que se beneficam com o caos é um livro sobre como se comportar e prosperar diante dos imprevistos. O lançamento da obra aconteceu em 2012, escrito por Nassim Nicholas Taleb, um ensaista Libânes radicado no Estados Unidos é um dos maiores especialistas em gestão de risco. 

O autor fala no livro da possibilidade de tirarmos força e vontade diante de situações complicadas, como tensão, estresse bem como desordem. Antifrágil retorna para 2021 como uma luva, diante das incertezas de futuro por conta de uma pandemia devastadora, principalmente no Brasil. 

Acima de tudo, o ensaísta Taleb demonsta como caos se faz necessário e ao mesmo tempo se pode tirar proveito dele, onde tudo continua imprevisto. O que demonstrou em uma outra obra chamada A lógica do cisne negro, que em resumo mostra que a humanidade se desenvolveu através da tentativa e erro. 

“Não tenha um plano de negócio que te prenda a nada. Ao entrar em um estrada certifique-se de que há saídas, caso mude de ideia vá pra casa, caso haja uma revolução e você queira voltar. Tenha o máximo de saídas, o máximo de chances para mudar seu plano e seu jogo”. Afirma Taleb.

Nassim Taleb

Tecnologia antifrágil

No livro o autor lembra que o que é frágil não gosta de tempo, o Antifrágil sim, um exemplo claro são as comparações tecnológicas, como uma cadeira e um celular de última geração. As cadeiras foram inventadas 4 mil anos atrás, como tronos, e até hoje continuam sendo utilizadas com poucas novidades. No entanto, um celular com a tecnologia de hoje não terá valor algum dentro de 10 ou 25 anos. A cadeira continuará lá.

Taleb faz uma comparação entre um avó e o neto, teoricamente, o neto vai viver mais que seu avó. No entanto, com a tecnologia é justamente o inverso, porque tecnologias são destruídas por novas tecnologias, frágeis e não antifragéis. 

Por fim, aproveite e compre seu exemplar do livro, O Antifrágil – coisas que se beneficiam com o caos, no site da Amazon.com e aumente sua capacidade de questionar e renovar o pensamento. 

Ouça nosso Podcast no Spotify ou no Soundcloud