Anthony Hopkins interpreta britânico que salvou crianças judias na 2ª Guerra.

Compartilhe

Filme conta a vida Nicholas Winton, britânico que resgatou crianças judias de Praga.

Anthony Hopkins vai viver mais um personagem intenso no cinema no longa, “Uma Vida — A História de Nicholas Winton”. O filme conta a história real sobre um homem que ajudou a salvar centenas de crianças judias que fugiam do holocausto na época da segunda guerra mundial. Sendo assim, a estreia acontece no dia 14 de março nos cinemas.

Anthony Hopkins interpreta britânico que salvou crianças judias na 2ª Guerra.
Anthony Hopkins no filme. Divulgação.

Nicholas Winton foi um empresário britânico que foi para a Tchecoslováquia a convite de um amigo, Martin Blake que trabalhava no comitê britânico no país invadido pelo exército nazista em 1938. Blake teria dito: “Tenho uma tarefa muito interessante e preciso da sua ajuda. Não se preocupe em trazer esquis.” Nicholas havia cancelado férias onde iria esquiar.

Chegando ao país percebeu que dezenas de famílias judias estavam sendo deslocadas de suas casas para campos de refugiados. Sendo assim, como era bem relacionado com o governo britânico resolveu criar um plano para evacuação.

Plano de retirada

Winton e seus colegas Martin Blake e Doreen Warriner estabeleceram um ponto de coordenação em um hotel em Praga. Dessa forma, começaram a coletar informações de famílias interessadas em enviar seus filhos para um local seguro.

Anthony Hopkins interpreta britânico que salvou crianças judias na 2ª Guerra.
Filme. Divulgação.

Portanto, de volta a Londres, a responsabilidade de Winton era gerenciar uma grande quantidade de documentos necessários para permitir a entrada das crianças no país, devido aos rigorosos requisitos estabelecidos pelo governo britânico para admitir menores em situação de vulnerabilidade.

Além disso, Winton se dedicou a encontrar famílias adotivas para os refugiados que não tinham parentes no Reino Unido.

Em muitos casos, Winton precisou persuadir famílias por meio de anúncios em jornais. Ele também contou com o apoio dos programas do governo britânico para realocar crianças britânicas de centros urbanos, o que ajudou a normalizar a ideia de acolher refugiados em diversas regiões do país.

A partida ocorreu em 1939, ao todo foram salvas 669 crianças. 

LEIA também: Sem recorrer a violência, “Zona de Interesse”, retrata os horrores de Auschwitz

Descoberta da história

O verdadeiro Nicholas. BBC

A história de Nicholas permaneceu esquecida até 1988, quando a sua esposa, Grete compartilhou os nomes das crianças que o marido salvou para um pesquisar que investigava sobre o holocausto. 

A História de Nicholas Winton conta ainda no elenco com Johnny Flynn (Emma), Helena Bonham Carter (Enola Holmes). Além de Samantha Spiro (Sex Education) e Jonathan Pryce (Game of Thrones).

Então, confira o trailer de Uma Vida — A História de Nicholas Winton”. E Por fim, siga a Nave Criativa no Google Notícias para ficar atualizado sobre filme e músicas.