A Beatlemania começou de forma oficial em um programa de TV em 1963

A Beatlemania foi um termo criado por radialistas para representar o frenesi de fãs enlouquecida diante do sucesso dos Beatles. 

Os Beatles já eram populares, principalmente em Liverpool no ano de 1963, mas se existe uma data oficial para o começo da Beatlemania no Reino Unido, é o dia 13 de outubro daquele ano. Naquela ocasião a banda fez uma aparição no programa Saturday Night At London Palladium, um show de TV que atingia uma audiência britânica com cerca 15 mihões de espectadores. 

 

O programa tinha uma concorrência acirrada, e Os Beatles já haviam lançado o primeiro álbum, “Please Please me”, e tinham emplacado sucessos, como “Love me Do”, “Please Please me”, “I Saw Her Standing There”, e os singles recém lançados, “From me To you” e o compacto “She Loves/ I ´ll get You”, já alcançava os primeiros lugares, e este era o motivo para estarem ali. 

Lembre-se, naquela época a aparência dos Beatles, o senso de humor, o modo de tocar, os cabelos, eram completamente inovadores. Uma banda em que todos cantavam e não havia um cantor principal, bem como a interação com o público e carisma foram, além da qualidade musical, também o motivo para o sucesso dos quatro.

A banda apareceu rapidamente logo no começo do programa, e sairam do palco, voltando 42 minutos depois para o show no final. As músicas daquele dia foram, “From Me To you”, “I`ll Get You” e “She Loves You”, levando o público a loucura. 

 

Na parte final, John Lennon de forma cômica, falou para o público “Calar a boca”. Contudo, Paul McCartney interviu e pediu para que todos batessem palmas e os pés no chão. Enquanto isso, John fazia a famosa brincadeira imitando alguém com dificuldades em bater palmas. Então, finalizaram o espetáculo com o famoso cover de “Twist And Shout”. 

Nascia a Beatlemania

Por fim, no outro dia, os jornais especializados estampavam em primeira capa a apresentação. Além disso, os locutores do rádio apelidaram a nova sensação de “Beatlemania”.

 

Os Beatles tiveram dificuldades para sair do Teatro

No final do ano, em 29 de novembro, a banda lançou “I Want To Hold Your Hand”. A canção seria a porta de entrada para Os Beatles conquistarem os Estados Unidos.

Leia mais