Dio e ‘Heaven & Hell’ as curiosidades da faixa que marcou o vocalista no Black Sabbath

“Heaven & Hell” deu título a canção e ao álbum de estreia de Dio no Black Sabbath.

Ronnie James Dio substituiu Ozzy Osbourne no Black Sabbath em 1980. Apesar de uma curta carreira na banda, saindo em 1982, o vocalista gravou três álbuns, “Heaven & Hell (1980)”, “Mob Rules (1981)” e “Dehumanizer (1992)” quando voltou à banda no começo da década de 90. 

Fãs do Black Sabbath se dividem entre quem é o melhor vocalista, Ozzy ou Dio, acredito que não exista um melhor, são duas personalidades diferentes. Dio com seu alcance vocal potente, e de personalidade difícil, e Ozzy com seu carisma e vocais personalizados. Ambos carismáticos com o público. Obviamente Osbourne leva vantagem, afinal começou a banda. 

Mas voltando a Ronnie, a faixa, “Heaven & Hell” deixou a marca de Dio no Sabbath. E inclusive era considerada por ele como uma de suas favoritas, mesmo gostando mais do álbum Mob Rules. Dio contou certa vez que escreveu a música pensando que todo ser humano tem a capacidade de fazer o bem ou o mal, ou seja, cada uma tem seu “Céu e Inferno”. 

“Para mim, ‘Mob Rules’ foi até um álbum melhor do que ‘Heaven and Hell’, mas ‘Heaven and Hell’ veio primeiro, então teve muito mais energia, muito mais amor. [Mas] com o passar do tempo, acabou não sendo mais tão maravilhoso para mim, pessoalmente. Acho que começou a transparecer nos álbuns que, se você o grava infeliz, o que você tem é um álbum infeliz.”

Tony Iommi declarou a Song Facts sobre a importância da música. “Essa faixa resistiu ao teste do tempo. Até mesmo Ronnie, quando ele saía em seu trabalho solo, ele sempre tocava ‘Heaven And Hell’. Tornou-se uma música muito popular.” Conforme contou.

LEIA TAMBÉM: Black Sabbath: “Paranoid”, um clássico não planejado.

Curiosidades.

Uma curiosidade vem através de Wendy Dio, esposa do vocalista. Ela considerava que parte de “Heaven & Hell” fazia referência a Ritchie Blackmore, com quem o cantor brigou quando saiu do Rainbow, fato que nunca ficou explicito. 

Por outro lado a música pode ter inspirado outras bandas, como por exemplo, o Guns N´Roses, muitos fãs consideram que o final de “Heaven & Hell” inspirou o final de “Paradise City”, e realmente é muito parecido. Tony Iommi criou um solo diferente do que fazia nos discos anteriores do Black Sabbath, algo menos denso e mais harmonizado, que seria uma tendência das bandas de metal dos anos 80. 

Em 2006 Dio e Tony Iommi voltaram a se reunir em uma turnê chamada “Heaven & Hell”. Na época, os shows não tinham nenhuma música da fase Ozzy Osbourne, e a banda contava ainda com o baixista Geezer Butler, assim como o baterista Vinny Appice. 

Ronnie James Dio teve o diagnóstico de câncer de estômago em novembro de 2009. O vocalista morreu em poucos, no dia 16 de maio de 2010. Por fim, curiosamente, a última música que Ronnie cantou em um palco foi justamente, “Heaven & Hell”.