Led Zeppelin em Knebworth ’79, um dos últimos shows com John Bonham.

O Festival de Knebworth marcou a volta do Led Zeppelin aos palcos ingleses.

Os dias 4 e 11 de agosto de 1979, ficaram marcados pela volta do Led Zeppelin aos palcos, nos shows do Festival de Knebworth, em Hertfordshire, na Inglaterra. 

A banda vivia um hiato desde 1977, em decorrência da morte do filho de Robert Plant, Karac. Além disso, os problemas do vício em heroína de Jimmy Page e o alcoolismo de John Bonham também fecharam o elo para que a banda ficasse ausente. 

O retorno da banda no ano de 1979, acabou gerando a produção daquele que seria oficialmente o último álbum,In Through the Out Door”, lançado no dia 14 de agostoque traz, “All My Love”, composição de Plant em homenagem ao seu filho morto, além de “Hot Dog” e “Carouselambra”. 

Mas voltando ao Festival de  Knebworth, o Led Zeppelin foi contratado por Freddy Bannister, depois que a Electric Light Orchestra, recusou a oferta de ser a atração principal. 

A volta do Led Zeppelin aos palcos deu uma notória importância ao evento, afinal, a banda não tocava na Inglaterra havia 4 anos. Quando o Led foi anunciado para o dia 4 de agosto os ingressos esgotaram rapidamente, e um segundo show foi programado para o dia 11. 

A banda recebeu cerca de US$100 mil dólares pelas apresentações, e o público chegou a cerca de 150 mil pessoas no primeiro dia e 100 mil no segundo. 

Led Zeppelin: “In Through the Out Door”, o último disco. Seis capas sob diferentes óticas.

Análise do show.

O Led Zeppelin começou o show com “The Song Remains Same”, e uma curiosidade, durante as três primeiras músicas, os técnicos esqueceram de plugar o baixo de John Paul Jones no PA, fato resolvido durante a apresentação. “Achilles Last Stand”, foi executada com um série de efeitos especiais em espiral, semelhante a “In The Evening”, onde Page toca o solo com o famoso arco de violino, com a sequência de “Hot Dog”, que os fãs puderam ouvir em primeira mão as duas, afinal, elas são faixas do álbum, ,”In Through the Out Door”, que seria lançado no dia 14 de agosto. 

Obviamente, não faltou “Stairway To Heaven”, com uma duração total de 11 minutos. Após a música a banda fez um bis, com, “Rock And Roll”, “Whole Lotta Love” e “Heartbreaker”. 

Led Zeppelin em Knebworth. Foto Far out

Page declarou: 

“Toda a imprensa do mundo dizia que éramos mais populares na América do que na Inglaterra. O fato da gente tocar nos dois fins de semana em Knebworth foi maravilhoso justamente por mostrar o tamanho do público que ainda seguia os nossos passos. Todos diziam que na Inglaterra a gente não atraía mais os jovens, mas eu tinha certeza de que isso não acontecia. Foi um show muito especial….estávamos afastados a tanto tempo… Me lembro da platéia cantando “You’ll Never Walk Alone’ quando saímos do palco e voltamos para o bis. Foi muito emocionante, afinal era a platéia de nossa terra natal, estávamos em casa. Pode acreditar, eu estava com os olhos cheios de lágrimas”.

Segunda apresentação

Já o segundo show, no dia 11, não foi como esperado, pelo menos em uma análise dos críticos, que consideravam a banda enferrujada, errando solo, sem brilho, e acharam precipitada a escalação do grupo para um segundo dia em festival daquele porte. Jimmy Page, na época respondeu da seguinte forma: 

“Nós sempre dávamos sangue em nossas apresentações. Não tocamos ao vivo desde 1977. A primeira coisa que fizemos após gravar In Through The Out Door, na Suécia, foram os shows em Knebworth. Mesmo que a gente não estivesse tocando tão bem como antes, nós ainda éramos melhores do que qualquer outro grupo da época”.

Led Zeppelin no show em 1979. Foto Far Out.

A segunda apresentação ficou marcada por confusões no backstage, talvez por conta disso a banda tenha subido no palco sem tanta motivação. O fato é que Peter Grant, empresário do Led Zeppelin, acabou discutindo com o promotor Freddy Bannister. O motivo, um acordo que previa fotos aéreas do show, acabaram não sendo contratadas por Freddy. De acordo com a imprensa britânica, a bilheteria do segundo dia acabou toda na mão do Led Zeppelin, deixando portanto o promotor sem lucro algum. 

O segundo show encerrou com “Stairway To Heaven”, com Robert Plant parado imóvel no palco olhando a multidão. E então, dizendo, “É muito difícil dizer…boa noite”. 

Conclusão.

O Festival de Knebworth ainda contou com The New Barbarians, com Keith Richards e Ronnie Wood, Todd Rundgren and Utopia. Além de, Southside Johnny, Marshall Tucker, Commander Cody, Chas & Dave e Fairport Convention. 

A apresentação do Led Zeppelin deu origem a um álbum com 21 canções. Hoje, o Led Zeppelin Live At Knebworth Park está disponível em CD e nas plataformas digitais. E por fim, o Festival também tem um registro de 2h30 em DVD, e está disponível no Youtube. Veja