Viúva de George Harrison rejeita estátua em homenagem ao Beatle.
Estátua seria erguida perto da mansão Friar Park
Foto: David Hume Kennerly, Public domain, via Wikimedia Commons
Olivia Harrison, viúva do lendário guitarrista dos Beatles, George Harrison, interrompeu uma campanha que visava erguer uma estátua em homenagem ao músico perto de sua antiga residência em Oxfordshire. A proposta veio através de James Lambert, morador de Henley-on-Thames, onde Harrison viveu até sua morte em 2001.
Lambert enviou uma carta a Olivia apresentando sua ideia de construir uma estátua de bronze em tributo ao ex-Beatle. No entanto, a viúva respondeu educadamente que preferia a realização de um projeto comunitário no lugar da homenagem.
Em entrevista à BBC, Lambert explicou a motivação da campanha e os desafios enfrentados. “A estátua poderia criar problemas, como a presença de diferentes tipos de fãs, incluindo os indesejados”, disse ele. “A intenção não era explorar a fanfarra global dos Beatles, mas sim reconhecer a contribuição de George para Henley e o carinho que a comunidade local tinha por ele.”
Contudo, ele também elogiou a sugestão de Olivia: “Acho que o perigo era que isso acabasse incentivando mais turistas a visitar Henley, o que poderia desvirtuar a homenagem local. Um projeto comunitário, como ela propôs, seria fantástico. Será emocionante ver como isso se desenvolverá.” Conforme contou.
LEIA TAMBÉM: George Harrison: a homenagem aos Beatles de “When We Was Fab”
Mansão foi cenário de capa de disco.
George Harrison mudou-se para Henley-on-Thames na década de 1970, quando adquiriu a mansão Friar Park, que salvou da demolição. O jardim do local serviu de cenário para o álbum “All Thing Must Past”, lançando em 1970. Contudo, na mansão o músico viveu com a esposa um momento de terror, quando sofreu uma tentativa de assassinato por um invasor em 1999. Harrison chegou a ser esfaqueado no peito, mas acabou salvo por Olivia que quebrou um vaso na cabeça do criminoso.
Por fim, George morreu aos 58 anos em 2001 vitima de um câncer. A relação de Harrison com a comunidade local é lembrada com muito afeto. Afinal, sua memória segue sendo uma parte importante da história da cidade, inclusive citada na mais atual biografia do guitarrista, “George Harrison: o beatle relutante”.