U2: saiba o significado da canção “New Year´s Day” antes de cantar no Réveillon.

Chegando o dia 31 de dezembro, e os roqueiros mais animados usam a música “New Year ‘s Day`” do U2 como trilha sonora do Réveillon. Não é que não possa, até porque a música fala de esperança, mas é bom conhecer o significado por trás da música. Então, vamos entender.

New Year ‘s Day foi o primeiro single do U2, lançado em 1º de janeiro de 1983, fazendo parte do terceiro álbum da banda, War, elevando a banda a patamares internacionais. 

As gravações aconteceram em Dublin em novembro de 1982, época em que o Reino Unido passava por uma série de medidas impostas pela primeira-ministra Margareth Thatcher. Como por exemplo, privatizações e liberação do mercado, causando um índice alto de desemprego. 

Além do mais, as tensões internacionais por conta da guerra fria com o bloco soviético e o envolvimento da Inglaterra no conflito das Malvinas contra a Argentina, serviram para trazer mais combustível para o momento. 

Sendo assim, neste cenário surgiu uma personagem político que serviria de inspiração para a letra de New Year ‘s Day, o líder sindicalista Lech Walesa, do partido Solidariedade da Polônia, mas que também ganhou notoriedade em toda Europa.

Ele lutava pelos direitos dos trabalhadores, assim como, por mais educação, saúde e liberdade. Além de negociações justas com os detentores dos meios de produção. 

Inspiração para a música.

O movimento Solidariedade foi fundamental para o fim da ditadura comunista na Polônia nos anos 80

Bono e The Edge transformaram a luta de Lech em versos de New Year’s Day, como por exemplo:

“All is quiet on New Year’s Day. A world in white gets underway. I want to be with you, Be with you night and day. Nothing changes on New Year’s Day”

“Tudo está quieto no dia de Ano Novo. Um mundo em branco começa. Eu quero estar com você estar com você noite e dia Nada muda no dia de ano novo”.

No ano de 1983 começaram as mudanças na Polônia, principalmente em relação à liberdade, já que vigorava uma Lei Marcial rígida, que seria extinta em julho de 1983. 

Em outro trecho Bono canta: 

“Under a blood red sky. A crowd has gathered in black and white. Arms entwined, the chosen few

The newspapers says, says. Say it’s true, it’s true, And we can break through, Though torn in two, We can be one, I, I will begin again”

“Sob um céu vermelho sangue. Uma multidão se reuniu em preto e branco. Braços entrelaçados, os poucos escolhidos. Os jornais dizem, dizem, diga que é verdade, é verdade, E podemos romper, embora dividido em dois, nós podemos ser um. Eu, eu vou começar de novo”

Neste trecho Bono faz menção não só os protestos que reuniram milhares de pessoas na Polônia, mas também o que acontecia no Reino Unido em relação à política de Thatcher. O “embora dividido”, faz referência aos dois blocos, comunista e capitalista. Nesta época, ainda havia o muro de Berlim, separando as duas Alemanhas, mas o bloco soviético já começava a perder força. 

Produção e gravação.

O U2 gravou, “New Year ‘s Day” no Windmill Lane Studios em Dublin. A linha de baixo de Adam Clayton é uma das características que logo identifica a música. Além disso, The Edge toca piano e a guitarra na canção, e nos shows ainda executa os dois instrumentos sem a necessidade de um pianista extra, como é visto recentemente na temporada do U2 na Sphere em Las Vegas. 

Curiosidades

No álbum ao vivo de 1983, “Under A Blood Red Sky”, a versão de New Year ‘s Day ao vivo não foi gravada em Little Rock, e sim na Alemanha. E por fim, o produtor Steve Lillywhite mixou a música em 10 minutos, enquanto Bono tocava a canção, “40”, a pressa tinha um motivo, havia outra banda esperando a sua vez. 

Lech Walesa ganhou o Nobel da Paz em 1983 e se tornou presidente da Polônia de 1990 a 1995. No ano de 2021, em uma celebração na Polônia em alusão ao período em que a Lei Marcial vigorou no país, Lech Walesa usou óculos laranja semelhante ao que Bono usa. Walesa hoje tem 80 anos e causa polêmica as vezes, ao publicar seus banhos em banheiras com cerveja e vinho.