TUM Festival: rodadas de negócios vão unir artistas e empreendedores.

Bandas e músicos de todo o país podem participar de evento que ocorre entre os dias 10 a 15 de novembro em Florianópolis

O TUM Festival, mais importante encontro de música, negócios, economia criativa e sustentabilidade de Santa Catarina, terá um espaço para facilitar o contato de novos talentos com produtores de shows e festivais e profissionais da indústria da música. As inscrições para as rodadas de negócios TUM Festival/Sebrae SC são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de outubro preenchendo formulário disponível nas redes do TUM. A quinta edição do festival será entre os dias 10 a 15 de novembro, em Florianópolis, no CIC (Centro Integrado de Cultura).

As rodadas de negócios vão colocar frente a frente 21 empreendedores musicais de todo o País e 20 representantes dos principais festivais, casas de shows, produtoras, feiras e fundações de música do País. Esses profissionais – “compradores” – vão discutir oportunidades, projetos e fechar negócios como turnês, agendas para shows e convites para festivais. 

Essas rodadas ocorrerão no dia 14 de novembro, das 14 às 17h30, em um formato dinâmico e que exigirá dos participantes um bom preparo, capacidade de síntese e disposição.

Uma vez nas rodadas, os participantes enfrentarão uma verdadeira maratona, com todos reunidos em um mesmo ambiente. Eles serão atendidos individualmente por um tempo limitado de 10 minutos, o que exige atenção à gestão do tempo, à proposta de valor, o produto (show, álbum, ferramenta, etc), mercado, diferencial e estágio atual do trabalho.

Atuação cultural.

Ivanna Tolotti, idealizadora e produtora do TUM, é convidada assídua para rodadas de negócios em feiras e festivais de música do país e do exterior e compartilha a experiência promovendo workshops de divulgação e preparação para esses encontros. Florianópolis, Joinville, Itajaí e Lages já receberam as oficinas.

A cada encontro, a produtora pontua uma série de dicas às quais os participantes devem se ater para antes e depois das rodadas. Entre elas, Ivanna destaca que é importante que os participantes conheçam o currículo do comprador, pesquisem sobre a biografia, área de atuação e identifiquem aptidões e potencial rede de contatos. Outra dica fundamental é dispor de press kit com release, CD ou MP3 e portfólio, além de apresentar dados sobre a presença digital e, principalmente, alcance de base de fãs e de relacionamentos em redes sociais.

“Use o tempo com sabedoria. Ao se apresentar logo no início, tenha em mãos um arquivo digital para demonstrar para o comprador a sua música, caso haja algum problema de conexão de internet no local. Pode ser uma música de trabalho, preferencialmente em vídeo de uma performance ao vivo e com captação de qualidade. Se for um videoclipe ou áudio bem gravados, também vale, mas é preciso lembrar que a pessoa do outro lado da mesa está interessada em show e na performance do artista ou da banda ao vivo no palco”, segundo reforça a produtora.

Sebrae+TUM

A relação de convidados das rodadas de negócios do TUM Festival/Sebrae SC inclui a participação de Melina Delfino (Exib Música, Portugal), Luciano Casas (Festival Santa Fé Capital de La Música, Argentina), Eli Moura (Iduna Produções, DF), Carlos Badia (POA JAZZ, RS), Marcelo Fruet (FRUET MUSIC, RS), Barral Lima (UN Music e Festival Marte, MG), Paulo André (Festival Abril Pro Rock, PE), Claudia Assef (WME Womens Music Event, SP), Emílio Monteiro (Festival Revirada, SC), Téo Ruiz (FIMS, RS), Estrela Leminski  (FIMS, PR), William Mendonça (Festival Noites Brasileiras e Festival Ecléticos, RE), Joilson Santos (Feira Noise, BA), Gustavo Vasconcellos (Prêmio Profissionais da Música, DF), Soraia Ferreira (Fundação de Cultura, MS) e Vitor Maia (Fundação de Cultura, MS).

“As rodadas representam um atalho e tanto para se concretizar negócios e fazer a sua carreira musical decolar. Imagine que no intervalo de três horas você estará tratando pessoalmente com  festivais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Recife, Distrito Federal, Portugal e Argentina, além de representantes de plataformas, agências e produtoras. Em outra situação, contatar a todos à distância (por telefone, e-mail, redes sociais e correspondência física) te custaria pelo menos um ano, sem contar com o contato pessoal que potencializa em muito as suas chances de concretizar negócios”, conforme destaca Ivanna Tolotti.

Condições para participação.

Para participar das rodadas de negócios, artistas e bandas devem ter 70% de presença na programação e capacitações da Conferência TUM, podendo ser um representante por artista ou banda ou toda a banda. O artista ou banda que tiver 100% de presença concorrerá a uma bolsa de estudos integral do Curso de Música e-Negócios da PUC/RJ, que começará em janeiro de 2023. 

Sobre o TUM Festival 2022

Com o mote “Escute o seu coração”, a quinta edição do TUM Festival, mais importante festival de música, negócios e economia criativa de Santa Catarina. Portanto, reúne artistas e profissionais do mercado em uma celebração da arte e da resistência cultural. 

Sendo assim, a programação inclui, além das rodadas de negócios, palestras, painéis, debates e workshops gratuitos e shows. 

Estão confirmados os shows de João Bosco, de Mart’nália junto com a Camerata Florianópolis, Pato Fu, da cantora francesa Camille Bertaut. Igualmente, o músico britânico Zalon Thompson, além de showcases com artistas independentes selecionados. Dessa forma, os ingressos para as apresentações estão à venda no site blueticket.com.br.

A quinta edição do TUM Festival tem o apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura, do Estado de Santa Catarina, Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina),  do Centro de Artes (Ceart), Instituto Trama Ética e do projeto Cultura Circular, através do British Council e Oi Futuro. O evento tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Lei de Incentivo à Cultura e Fundação Franklin Cascaes e  ainda apoio cultural da Ibagy, Floripa Airport e Sebrae, além de ter a União Brasileira de Compositores (UBC), Música e Negócios(PUC/RJ) e MCT(Música, Copyright e Tecnologia) como parceiros musicais. Realização da Tum Cult e Ivanna Tolotti.

Por fim, para mais informações acesse as redes @tumcult e no site www.tumcult.com.br.