TUM Festival reúne artistas e profissionais da música para debates, rodadas de negócios e shows

Compartilhe

Quinta edição do evento ocorre entre os dias 10 e 15 de novembro e vai ter shows nacionais e internacionais, com programação especial sobre inovação, criatividade e sustentabilidade

Florianópolis recebe a partir desta quinta-feira (10) mais uma edição do TUM Festival, um dos mais importantes festivais e conferência de música, negócios, economia criativa e sustentabilidade do país, que ocorre até o dia 15 de novembro no Centro Integrado de Cultura (CIC). A quinta edição do evento, que neste ano tem o mote “Escute o seu coração”, reunirá artistas emergentes e consagrados, produtores, músicos e alguns dos principais nomes do mercado musical brasileiro em uma extensa programação que inclui palestras, workshops, painéis, rodas de conversa, rodada de negócios, showcases e shows nacionais e internacionais. São mais de 100 atividades, com participantes de 20 estados e de outros cinco países.

“O TUM Festival é um evento de celebração e de resistência dos profissionais da arte e da cultura, unindo a cadeia produtiva e de redes criativas. Chegamos à quinta edição nos consolidando como um dos mais relevantes festivais e conferência de música do país, e a extensão, diversidade e relevância da programação que preparamos são provas disso. Seguimos com o propósito de fomentar o ecossistema musical e de redes criativas, gerar negócios, abrir novos mercados, capacitar e aproximar a música de Santa Catarina de importantes players do Brasil e do mundo”, destaca a  idealizadora e diretora geral do TUM Festival, Ivanna Tolotti.

A programação inclui painéis sobre políticas públicas e economia criativa, desenvolvimento da cena musical, produção de festivais, direito autoral e sustentabilidade, capacitações sobre produção musical, independência financeira em homestudio, autoprodução, criação e boas práticas de negócios, oficinas de canto e de bateria, entre outras. Há ainda uma feira de economia criativa e a Rodada de Negócios TUM Festival/Sebrae SC, espaço para facilitar o contato de novos talentos com produtores de shows e festivais.

Produtores convidados.

Entre os convidados que estarão por aqui há nomes como o do produtor Paulo André Pires, criador do festival Abril Pro Rock; do baterista Kiko Freitas, eleito o melhor do mundo pelos leitores da revista norte-americana Modern Drummer em 2019; da escritora e compositora Estrela Leminski, do produtor musical Marcelo Fruet e de Melina Delfino, gerente de projetos da EXIB Música Expo Iberoamericana de Música.

Outra novidade desta edição do TUM Festival é a seleção no edital Cultura Circular, criado pelo British Council com apoio do Oi Futuro, que fortalece a conexão do evento catarinense com festivais de todo o mundo que colocam as urgências ambientais no centro do debate. Através dessa parceria, o TUM receberá a estilista Claudia Smith, uma das recentes revelações do mundo fashion britânico, e também o cantor Zalon Thompson, que foi vocalista da banda de Amy Winehouse, com quem venceu cinco prêmios Grammy. 

A ideia é criar um mini-laboratório de moda sustentável e upcycling, tendência de reutilização criativa de produtos, em parceria entre os artistas britânicos e o programa de Ecomoda da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), promovendo intercâmbio entre os artistas ingleses, artistas locais e a universidade. A intenção é incentivar a reutilização de tecidos, resíduos e peças aparentemente inúteis na criação de figurinos para performances musicais e cênicas.

Programação

O TUM Festival 2022 também terá uma programação de shows nacionais, com João Bosco, que apresenta espetáculo em que comemora os 50 anos de carreira, e a cantora Mart’nália junto com a Camerata Florianópolis, em um projeto idealizado especialmente para o evento. João Bosco sobe ao palco do Teatro do CIC na noite do dia 10 de novembro, enquanto Mart’nália e Camerata Florianópolis fazem duas apresentações, no mesmo local, nos dias 11 e 12. Os ingressos estão à venda no site blueticket.com.br.

A agenda de shows segue no Boulevard 14/32, no Floripa Airport, que receberá o Conexão TUM Festival. No palco, apresentações do Pato Fu, da cantora francesa Camille Bertault e do músico britânico Zalon Thompson. Os ingressos também podem ser adquiridos no site blueticket.com.br.

5ª edição do TUM Festival acontece nos dias 10 a 15 de novembro.

As apresentações musicais incluem ainda 18 showcases, com artistas e bandas independentes de oito estados do país, além de uma atração vinda da Argentina, em uma programação que aposta na diversidade de ritmos e linguagens. Os showcases serão apresentados no CIC, Boulevard 14/32 (Floripa Airport), Bugio Centro e Cervejaria Matura, em Florianópolis. 

Os artistas farão apresentações de 50 minutos de duração. A ideia é que eles tenham a possibilidade de mostrar o trabalho ao vivo para potenciais compradores de shows, programadores de festivais, organizadores de eventos, bares e casas noturnas, formadores de opinião, selos, editoras, gravadoras e demais profissionais da indústria da música. 

TUM Festival recebe 18 artistas e bandas de vários estilos.

A quinta edição do TUM Festival tem o apoio institucional do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), da Fundação Catarinense de Cultura, do Estado de Santa Catarina, Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), do Centro de Artes (Ceart), Instituto Trama Ética e do projeto Cultura Circular, através do British Council e Oi Futuro. O evento tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Lei de Incentivo à Cultura e Fundação Franklin Cascaes e ainda apoio cultural da Ibagy, Floripa Airport e Sebrae, além de ter a União Brasileira de Compositores (UBC), Música e Negócios (PUC/RJ) e MCT (Música, Copyright e Tecnologia) como parceiros musicais. Realização da Tum Cult e Ivanna Tolotti. Mais informações nas redes @tumcult e no site www.tumcult.com.br.

A programação completa e mais informações podem ser acessadas em https://linktr.ee/tum.cult.

WhatsApp chat