Trilha sonora de o Agente Secreto: a história por trás da música de Ennio Morricone
Faixa psicodélica do compositor italiano traz uma sonoridade curiosa ao filme.
O filme “O Agente Secreto” estreia nos cinemas no dia 6 de novembro e marca o retorno de Wagner Moura como protagonista de uma produção nacional.
Ambientado na Recife de 1977, o longa mergulha no clima de tensão e silêncio dos últimos anos da ditadura militar no Brasil. Afinal, traz uma narrativa densa e atmosférica, reforçada por uma trilha sonora impecável.
Entre as canções que embalam a trama estão nomes icônicos da música brasileira e internacional, como Lula Cortês e Zé Ramalho, Ângela Maria, Waldick Soriano, Orquestra Nelson Ferreira, Banda de Pífanos de Caruaru, além de clássicos de Chicago e Donna Summer. As faixas transportam o público diretamente para a efervescência cultural e política da década de 1970.
Uma curiosidade que chama atenção é a faixa principal da trilha sonora, composta pelo lendário Ennio Morricone. Intitulada “Guerra e Pace, Pollo e Brace”, a canção tem uma sonoridade curiosa — uma mistura de rock de garagem com um toque psicodélico, marcada por um coro infantil italiano, o Le Voci Bianche di Renata Cortiglioni.
A letra, formada por apenas duas frases. Nella guerra alla pa[ce] chiedi il pollo alla bra[ce]” ou “Nella guerra alla pa’… chiedi il pollo alla bra’”. É um trocadilho típico do humor italiano. Traduzida literalmente, significa “Na guerra contra a paz, peça o frango na brasa”. O jogo entre as palavras pace (paz) e brace (brasa) cria um efeito sonoro cômico e irônico. Sobretudo, transformando um tema sério — guerra e paz — em uma brincadeira culinária espirituosa. Ouça:
Por fim, a trilha sonora completa de “O Agente Secreto” já está disponível no Spotify. Portanto, oferecendo uma prévia do tom intenso, poético e provocador que o público encontrará nas telas a partir de novembro.