Tour virtuais por museus acontece a partir desta segunda.

Compartilhe

Uma semana especial para quem gosta de História da Arte. O projeto Museus Virtuais acontece de 05 a 09 de outubro através do edital SC Cultura em Sua Casa, da Fundação Catarinense de Cultura.

Cada sessão é um tour virtual, do arte-educador Claudio Toscan, que conduz por cerca de 1h, visitantes pelos principais museus e obras dos artistas selecionados.

Dessa forma o público poderá “viajar” pela carreira de artistas como Van Gogh, Salvador Dalí, Frida Kahlo e Hokusai, além de uma sessão à Arte Moderna Brasileira.

Então, todas as sessões ocorrem às 20h. Inclusive, a visita virtual é grátis por museus e galerias de todo o mundo com auxílio também do Google Art Project.  

Confira os temas:  

05/10 – Van Gogh –  No Museu Van Gogh será possível conhecer a trajetória de um dos maiores artistas do mundo. O Museu conta com a maior coleção de obras do pintor, desde os primeiros anos de pintura às famosas telas. Como por exemplo, “A noite estrelada” e o “Auto-retrato”. 

06/10 – Salvador Dalí – No século XIX e início do século XX surgiram diversos movimentos artísticos na Europa. Salvador Dalí foi um dos ícones do surrealismo com imaginação, criatividade, além de excentricidade. 

07/10 – Frida Kahlo- A história de vida, luta, paixão, amor e arte de uma das mulheres mais influentes do século XX. O passeio vai até sua casa na Cidade do México, onde está parte do patrimônio da artista. 

08/10 – Biografia da Arte Moderna Brasileira – Pelas galerias do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro,  será iniciado um roteiro com um panorama representativo da arte brasileira.

Contudo, o século XIX  ofereceu como legado o academicismo. Entretanto já o século XX iniciou dominado pela influência da Belle Époque francesa culminando na realização da Semana de Arte Moderna de 1922 e um fervor manifesto em busca de nacionalismo, o que trouxe novas questões sobre a produção artística no Brasil.

Inclusive neste roteiro estão trabalhos de artistas por exemplo, como: Pedro Américo, Victor Meirelles, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Portinari, além de Di Cavalcanti.

09/10 – Hokusai –  Por fim, a sessão “Hokusai”  dos “Museus Virtuais” passará por museus japoneses para apresentar a arte ukiyo-e do período Edo,com as gravuras de Katsushika Hokusai, de fato mais significativos artistas do país. Seu trabalho teve portanto influência na arte europeia do final do século XIX.

Então Confira o resumo da tour:

O quê: Museus Virtuais Museus Virtuais –  Especial  SC Cultura em sua casa
Quando: de 05 a 09 de outubro de 2020
Horário: 20h
Local:  Online –  youtube.com/maratonacultural.
Ingressos: gratuito

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat