The Beatles: “And Your Bird Can Sing”, uma homenagem a Marianne Faithfull.

Compartilhe

Existem lendas sobre a origem de “And Your Bird Can Sing”, uma delas é que seria uma homenagem a Marianne Faithful, cantora e atriz. 

O álbum “Revolver” dos Beatles foi lançado em 5 de agosto de 1966, pouco dias depois em 29 de agosto, no Candlestick Park, em São Francisco, John, Paul, George e Ringo fariam o último show em turnês, e anunciavam o fim das excursões. A banda, a partir dali, iria produzir apenas álbuns de estúdio, videoclipes de singles, bem como apresentações para TV e filmes. 

“Revolver” é o álbum pré-Sgt Peppers, e uma resposta ao Pet Sound dos Beach Boys, e traz o psicodelismo e as inovações de gravação. Dentre as faixas, “Taxman”, “Here, There and EveryWhere”, assim como, “Doctor Robert”, She Said She Said”, “Eleanor Rigby”, “Good Day Sunshine”, Tomorrow Never Knows”, além de “And Your Bird Can Sing”, essa última, com uma história interessante.

Paul McCartney revela os segredos de ‘All My Loving’ dos Beatles

Indireta para Mick Jagger

“Bird” é um gíria britânica para o pássaro. Sendo assim, conta a lenda que a música seria uma brincadeira com o amigo Mick Jagger, já que o músico gostava de se gabar com a “sua ave”, ou seja, a namorada Marianne Faithfull. Sexy e bonita, Faithfull atuava e cantava e vivia na cena do swing London em meados dos anos. 

Um fator a mais para acreditar de que a música era uma “homenagem” a ela, Marianne Faithfull havia gravado a canção, “This Little Bird”, um ano antes, em 1965. Portanto, seria muita coincidência. 

Em “This Little Bird”, uma parte da letra diz: “He flies so high up in the sky, Out of reach of human eye. And the only time that he touches the ground, Is when that little bird, Is when that little bird dies” (Ele voa tão alto no céu, Fora do alcance do olho humano. E a única vez que ele toca o chão, é quando aquele passarinho. É quando aquele passarinho morre)

E John escreve em “And Your Bird Can Sing”: “When your bird is broken, Will it bring you down? You may be awoken, I’ll be ‘round, I’ll be ‘round” (Quando seu pássaro está quebrado, Isso vai te derrubar? Você pode estar acordado, Eu estarei por perto, eu estarei por perto)

Seria uma resposta de John?

The Beatles: "And Your Bird Can Sing", uma homenagem a Marianne Faithfull.
Mick Jagger, John Lennon e Paul McCartney durante as sessões de revolver. Foto Robert Freeman

Presença nos estúdios.

O casal Jagger e Marianne Faithfull frequentemente estavam nos estúdios de gravação de Abbey Road com os Beatles, inclusive Paul chegou a cogitar dar a música Eleanor Rigby para Marianne. Além disso, o baixista se inspirou no modo de cantar da artista para “Here, There, And Everywhere”, como lembra no livro, “Many Years From Now”:

“Quando gravei, lembro de pensar: ‘Vou cantar como Marianne Faithfull – algo que ninguém jamais pensaria’. Usei a voz em semi-falsete e depois dobrei. Foi o meu cover de Marianne Faithfull” . Conforme conta.

The Beatles: "And Your Bird Can Sing", uma homenagem a Marianne Faithfull.
Barry Miles, John Dunbar, Marianne Faithfull, Peter Asher e Paul McCartney na galeria Indica em 1966. Foto Graham Keen.

Sendo assim, voltando a “And Your Bird Can Sing”, existe também a lenda de que a canção seria uma resposta a Frank Sinatra, em razão do astro norte-americano ter feito a seguinte crítica em um comunicado, “cansados de cantores jovens vestindo esfregões de pêlos grossos o suficiente para esconder uma caixa de melões”.

A verdade talvez nunca saberemos, John Lennon durante uma de suas polêmicas entrevistas nos anos 70 revelou que a canção era só um jogo de palavras para confundir e que ele considerava uma das suas piores músicas. No entanto, naquela época John criticava quase todas as canções dos Beatles, portanto não se pode tomar muito como verdade. 

The Beatles: quem é o menino que tirou uma foto tranquilamente na frente do palco da banda?

George e Paul nas guitarras.

The Beatles: "And Your Bird Can Sing", uma homenagem a Marianne Faithfull.
Os Beatles gravando o Revolver.

“And Your Bird Can Sing”, era para se chamar, “You Don’t Get Me”. Durante as gravações George Harrison e Paul McCartney gravaram as guitarras, como o próprio Macca explicou.

“George e eu desenvolvemos uma linha melódica, depois eu desenvolvia a harmonia. Então faríamos isso como uma peça, Somos eu e George tocando guitarra elétrica. Somos apenas nós dois ao vivo. É muito mais fácil fazer isso com duas pessoas, acredite. É mais um dos nossos pequenos truques!” 

Risos no anthology

Por fim, “And Your Bird Can Sing”, está no segundo álbum do Anthology de 1995. A versão presente no álbum mostra John, George e Paul tentando dobrar as vozes, contudo, eles não conseguiam parar de rir durante os takes. 

Então, ouça as versões: