The Beatles: a história do garoto que ficou tranquilamente na frente do palco da banda

 

Steve Stretchenson, teve a sorte de acompanhar o show praticamente sozinho na frente do palco. 

Em agosto de 1966, Os Beatles estavam em turnê pelos Estados Unidos, realizando 12 shows que culminariam na última apresentação ao vivo da banda em 29 de agosto, no Candlestick Park, em São Francisco. Durante o show no Crosley Field, em Cincinnati, em 21 de agosto de 1966, uma imagem curiosa foi capturada: um garoto posando calmamente em frente ao palco dos Beatles, o que era raro de acontecer na época. 

Esse menino era Steve Stretchenson, filho do fotógrafo Fred Straub, que estava trabalhando no evento. Fred levou Steve como seu assistente, permitindo que ele ficasse na área destinada à imprensa. Steve relembra que seu pai recusou uma entrevista coletiva com a banda, algo que ele lamenta até hoje. Ele também recorda a intensidade dos gritos do público e como pôde ouvir as vozes dos Beatles sem amplificação devido à proximidade. Em determinado momento, os membros da banda chegaram a sorrir para ele durante a apresentação de aproximadamente 25 minutos.

The Beatles: a história do garoto que ficou tranquilamente na frente do palco da banda
Steve Stretchenson. Crédito Fred Straub

História em livro.

Steve contou a história deste dia no livro Cincinnati Moments, que relata fatos curiosos, principalmente vividos no Crosley Field. “Fomos ao estádio Crosley e ficamos no banco de reservas da terceira base. Como o palco estava no campo externo, ficamos na extremidade da segunda base. Não havia “bastidores”. Algumas pessoas passaram e disseram: “Fred, você vai para a coletiva de imprensa?”, ao que ele respondeu: “Não”. Você pode imaginar como fiquei chateado”.

The Beatles: a história do garoto que ficou tranquilamente na frente do palco da banda
Steve Stretchenson vendo Os Beatles. Crédito Fred Straub

E continuou. “Ele percebeu mais tarde que isso foi um erro. Outros grupos apareceram naquele dia e saíram para a coletiva, enquanto eu esperei no banco pelos Beatles. Quando chegou a hora, saímos ao campo em direção ao palco. O barulho era tremendo, tantos gritos durante toda a apresentação de 25 minutos. Felizmente, eu estava perto o suficiente para realmente ouvir as vozes deles diretamente. Acenei para eles, e eles responderam com um sorriso. Muito legal, fiquei muito impressionado”. Conforme Disse. 

Gravação do show.

Steve recordou como tentou registrar aquele evento em um pequeno gravador cassete, novidade na época. No entanto, a gravação acabou sendo um desastre. “Eu gravei o show em um pequeno gravador cassete, que era bem novo na época, mas ficou confuso e parecia uma bagunça. Não tenho ideia do que aconteceu com a fita, já que nunca mais a vi depois. Provavelmente foi gravada por cima com jazz ou algo assim”. È uma pena, afinal esta fita poderia chegar as mãos de Peter Jackson. 

O filho de Steve Stretchenson ainda lembrou que o pai vendeu um conjunto de 3 fotos por cerca de U$ 3,00 dólares. “Meu pai continuou tirando fotos e, eventualmente, o show acabou e os Beatles partiram rapidamente para St. Louis. Voltamos para o Enquirer para revelar o filme e fazer as impressões. Suas fotos foram instantaneamente consideradas lendárias. Ele ofereceu um conjunto de três fotos 8×10 por $3,00, fotos incríveis dos quatro Beatles. Eu ainda tenho todos os negativos”. Finalizou. Veja o originald da requisição do fotógrafo, com o seguinte texto:

Caro fã dos Beatles:

Para agilizar os inúmeros pedidos de fotos, decidi preparar um conjunto de três fotos mostrando os quatro Beatles.

O custo do conjunto é de $3,00, o que equivale a $1,00 por foto, sendo apenas metade do preço que normalmente cobramos por fotos ORIGINAIS de notícias.

Se, por algum motivo, você não quiser as fotos enviadas, sinta-se à vontade para devolvê-las.

Obrigado.

Fred H. Straub

 

E então, sabia desta história sobre os Beatles? Por fim, deixe nos comentário sobre o que achou.