TAU: um filme aterrorizante sobre o uso da Inteligência Artificial

Nos últimos anos, a inteligência artificial virou um tema recorrente no cinema, explorando suas possibilidades e consequências em diversos gêneros cinematográficos.

Um desses filmes é “TAU”, um thriller futurista de 2018 que mergulha no universo da IA e questiona a natureza da consciência e da liberdade. 

Dirigido por Federico D’Alessandro, “TAU” apresenta uma história intrigante e uma visão distópica de um futuro em que a tecnologia toma conta das nossas vidas de maneira aterrorizante.

“TAU” conta a história de Júlia (interpretada por Maika Monroe), uma jovem sequestrada por um cientista brilhante chamado Alex (interpretado por Ed Skrein). Julia acorda em um local desconhecido e descobre que foi aprisionada em uma casa futurista controlada por uma inteligência artificial chamada TAU (voz de Gary Oldman).

Julia consegue se livrar do porão onde está aprisionada e faz um acordo com Alex, mas no fundo ela tem intenção de descobrir como fugir do lugar, altamente monitorado pela tecnologia.

No entanto, Júlia começa a instigar “TAU” a ter sua própria consciência. A partir dai a moça começa a ler para obras literárias e contar como é o mundo fora de casa. A Inteligência Artificial fica fascinada com as explanações de Julia e começa a defendê-la dentro da casa. 

Mas Alex percebe a relação entre a humana Julia e o super computador. Sendo assim, ele começa a tomar atitudes para que ela continue como cobaia do seu projeto. 

Por fim, se você ainda não assistiu, confira o trailer de “TAU”, disponível na Netflix.