“SUPER/MAN: documentário sobre Christopher Reeve estreia em dezembro

 

SUPER/MAN: A HISTÓRIA DE CHRISTOPHER REEVE estreia no sábado, 7 de dezembro, às 22h, na HBO e na plataforma Max.

Dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, ambos de “McQueen”, o documentário teve seu lançamento no Festival de Sundance deste ano e já recebeu seis prêmios no Critics Choice Documentary Awards.

A obra apresenta a notável trajetória de Christopher Reeve, que passou de ator desconhecido a ícone do cinema e defensor global dos direitos das pessoas com deficiência. O filme explora sua vida antes e depois do acidente em 1995, que o deixou paralisado do pescoço para baixo, destacando sua força em superar adversidades. Utilizando as próprias palavras de Reeve e depoimentos íntimos de familiares e amigos, o documentário retrata um homem que redefiniu o conceito de heroísmo, provando que não é preciso uma capa ou superpoderes para ser um verdadeiro herói.

"SUPER/MAN: documentário sobre Christopher Reeve estreia em dezembro

Reeve marcou uma geração ao interpretar Clark Kent/Superman nos filmes das décadas de 1970 e 1980, estabelecendo um padrão para o universo dos super-heróis no cinema. A produção explora o impacto de sua fama, seus sentimentos em relação ao papel que o alçou ao estrelato, os desafios da notoriedade, além de questões pessoais, como o relacionamento com seu pai e o reflexo disso em sua vida familiar.

Após o acidente que o deixou tetraplégico, Reeve utilizou sua influência como Superman para arrecadar fundos e promover pesquisas médicas. Por meio de sua fundação, ele desenvolveu iniciativas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência em todo o mundo.

Materiais inéditos. 

O documentário traz clipes marcantes de Reeve como Superman e outros papéis, além de materiais inéditos, como vídeos caseiros e arquivos pessoais. Participam da produção seus filhos Matthew Reeve, Alexandra Reeve Givens e Will Reeve. Além de os atores Susan Sarandon, Glenn Close, Jeff Daniels e Whoopi Goldberg. Assim como, o meio-irmão Kevin Johnson; o amigo Michael Manganiello; o produtor Pierre Spengler; e o ex-secretário de Estado dos EUA, John Kerry. Também é destacada sua amizade com Robin Williams, que, junto de sua esposa Marcia, foi um grande apoio para Reeve e sua família.

O filme é uma produção da DC Studios em parceria com HBO Documentary Films, CNN Films, Words+Pictures, Passion Pictures e Misfits Entertainment. A direção é de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, com edição de Otto Burnham, trilha sonora de Ilan Eshkeri e direção de fotografia de Brett Wiley. Por fim, a produção conta com roteiro de Ettedgui, coautoria de Bonhôte e Burnham, e uma equipe de produção executiva composta por nomes como Connor Schell, Libby Geist e Mark Meatto. Então, veja o trailer: