Smells Like Teen Spirit: a canção que fez Kurt Cobain odiar a fama.
Kurt compôs ‘Smell Like Teen Spirit” inspirado na banda Pixies.
Kurt Cobain era aquele tipo de fã que ligava para as rádios no final dos anos 80 e início dos 90, pedindo aos DJs que tocassem Nirvana. O vocalista, guitarrista e compositor da banda buscava o reconhecimento, mas sua ideia de sucesso era baseada no que o Sonic Youth representava: um circuito alternativo, distante do mainstream.
O Nirvana alcançou uma popularidade inesperada com o lançamento de Nevermind em 24 de setembro de 1991. Tornando-se referência mundial e superando gigantes como Metallica, R.E.M. e até mesmo Michael Jackson, todos com álbuns novos naquele ano.
Nevermind conquistou o público principalmente com faixas como “Come As You Are” e “Lithium”, mas foi “Smells Like Teen Spirit” que se destacou como a “canção pop definitiva”, segundo Kurt. A música ficou quase um ano no topo das paradas, enquanto o videoclipe passava repetidamente na MTV, fixando-se na memória coletiva.
No livro Kurt Cobain: a última entrevista e outras conversas, o músico relembra em entrevista à Rolling Stone os sentimentos que “Smell Like” despertava nele.
“Nem lembro como tocar o solo de ‘[Smells Like] Teen Spirit’. Eu levaria cinco minutos para aprender ele. […] Ainda gosto de tocar ‘Teen Spirit’, mas é quase uma vergonha. Todo mundo foca tanto nela porque o pessoal já assistiu o clipe na MTV um milhão de vezes, ficou gravado no cérebro das pessoas. Mas acho que tem muitas outras músicas que escrevi que são tão boas quanto ou melhores, tipo ‘Drain You’. Eu adoro a letra e nunca me canso de tocar ela. Talvez se ela fosse tão popular quanto ‘Teen Spirit’, eu não gostasse tanto…”
Influência de Pixies.
Kurt também mencionou a forte influência do Pixies no processo de composição da música. “A gente estava indo de carro até Tacoma para ensaiar e tentar compor músicas. Eu estava tentando fazer a canção pop definitiva. Basicamente só tentei copiar o Pixies. Quando ouvi pela primeira vez me identifiquei tanto com aquela banda que queria ter feito parte dela, ou pelo menos de uma banda cover de Pixies. Usamos o senso de dinâmica deles, sendo suaves e calmos no começo, e depois altos e fortes. “Teen Spirit” era um riff tão clichê. Era muito parecido com um riff de Boston ou de “Louie, Louie”.
Cobain nutria um desprezo pela fama e não conseguiu lidar com o peso do estrelato. Ele se afundou no vício, especialmente em heroína, além de enfrentar uma depressão profunda que, em 5 de abril de 1994, resultou em sua trágica decisão de tirar a própria vida.
