Site Nave Criativa de Florianópolis concorre ao Prêmio Dynamite 2022.

Compartilhe

Site Nave Criativa de Florianópolis está entre os finalistas do Prêmio Dynamite 2022.

A Nave Criativa está concorrendo ao prêmio Dynamite 2022 de música independente, na categoria site, pelo fato de ter se destacado como divulgador cultural, tanto em nível local, em Florianópolis, como nacional. São matérias sobre lançamentos de álbuns de antigas e novas bandas, lançamentos de livro, festivais musicais, exposições, filmes e muito mais. 

Para Sandro Abecassis, gestor do site, o objetivo é sempre colaborar com a cultura. “Quando criei a Nave Criativa minha intenção era ter um veículo para fomentar cultura, através da produção de matérias dando espaço para artistas e projetos culturais que muitas vezes não possuem espaço na grande mídia”. Conforme conta.  

E ainda ressalta, “Outro objetivo, é criar relacionamento com as agências de comunicação, produtoras, assessorias de imprensa, publicando releases que achamos interessante para o site, não só no âmbito cultural, mas de negócios, turismo e bem-estar. Tanto é que a Nave cresceu assim”. 

Por que votar na Nave Criativa?

Hoje o site conta com também com Sandro Nine, na produção de matérias principalmente do norte do Brasil, São Paulo e Porto Alegre. Como por exemplo, a matéria sobre o Mosh Festival que aconteceu em Boa Vista (RR), no começo do mês de agosto e que trouxe como atração nacional, o cantor Marcello Pompeu da banda Korzus.

Boa Vista (RR) recebe Mosh Metal Fest com Marcello Pompeu da banda Korzus.
Marcello Pompeu. Foto: Du Filmo

Lançamento de álbuns e bandas também tem se destacado na produção destas matérias de Sandro Nine. O Músico Marcelo Gross, ex-Cachorro grande foi destaque neste mês de agosto, em uma matéria sobre o lançamento do seu novo single, “Agora não é hora”, falando exclusivamente para a Nave Criativa. Somente esta matéria teve quase 1.000 acessos. O que prova a relevância do assunto, bem como da existência de público para consumir este tipo de informação.

Marcelo Gross lança novo single, "Agora não é hora", do disco Exilado
Marcelo Gross. Divulgação.

Outro destaque do jornalista vem do norte, mais precisamente de Manaus, sobre a banda Nave Marya. Os nortistas ganharam relevância na matéria pelo lançamento do seu disco, “Terrácie”, uma obra prima cheia de psicodelismo e influências do tropicalismo, além de uma produção de alta qualidade e que poderia ganhar mais destaque de outras mídias e também ser referência para que outras bandas se inspirem, aqui na Nave Criativa, ganha esta relevância. 

Sob a ótica humanista, banda Nave Marya lança segundo EP, "Terrácie".
Nave Marya. Foto: Barbara Umbra.

Cultura da Ilha da magia.

E obviamente, Sandro Abecassis, por Florianópolis trás os principais destaques do que acontece no âmbito cultural na ilha da magia. Com o mesmo propósito, divulgar lançamentos, e projetos interessantes. O artista Biba Crema é um deles, compositor e músico, o brasiliense radicado em Floripa tem sempre espaço no site, como aconteceu no lançamento do seu single, “Flor Impar”, bem como no seu projeto de lançar uma música por mês até 2024. 

Biba Crema. Divulgação.

Os Festivais que acontecem em Floripa tem ganhado espaço nas nossas editorias ao longo dos anos, citamos, o TUM Festival, Alma Festival, Floripa Conecta. Estes eventos trazem para cidade não só música, mas enxergam a cultura com uma visão mais ampla, tanto que as programações contam com oficinas, palestras, encontros, aliando tecnologia e fortalecimento do turismo através do setor Cultural. 

Evento Floripa Conecta.

Do mesmo modo, também tem espaço para os pequenos projetos, o Sexta JAZZ da Aliança Francesa que acontece todo mês em um shopping da capital, ou até mesmo o Festival de Blues de Bombinhas que aconteceu recentemente e se consolidou como um dos grandes fomentadores do estilo no estado trazendo atrações nacionais e estrangeiras. Estas publicações chegam para o site através de agências de comunicação, produtores e assessores independentes. 

Festival de Blues de Bombinhas e Sexta JAZZ

Ao mesmo tempo, não só a música tem sido destaque nas matérias, a exemplo da peça, “Amores do palco”, que esteve em cartaz na cidade durante o mês de julho trazendo uma bilheteria com preços acessíveis para que todos pudessem se alimentar de cultura. Do mesmo modo, o espetáculo de dança, “Fuerza, dança flamenca”, foi uma das matérias mais emocionantes, por ter sido a volta aos palcos de uma escola de dança que durante a pandemia havia praticamente parado suas atividades. 

Peça “Amores do palco” e espetáculo, “Dança Flamenca”.

Divulgar características peculiares sobre Florianópolis também está presente nas matérias de Sandro Abecassis, a cultura das bruxas de Franklin Cascaes, lugares pitorescos como Ribeirão da Ilha, a história de personagens históricos como Antonieta de Barros.

Ribeirão da Ilha. Foto Sandro Abecassis

E principalmente, as matérias sobre a Ponte Hercílio Luz, que hoje não é só uma estrutura para atravessar para o continente ou vice-versa, mas se tornou um palco de eventos culturais, a exemplo da homenagem da Camerata Florianópolis a cidade, ou do espetáculo da Orquestra de baterias

Orquestra de baterias realiza evento virtual no domingo.
Foto: Toia Oliveira.

Lançamento de livros nacionais e internacionais, principalmente biografias de Elvis Presley, David Bowie e Robert Johnson, também fazem parte da editoria. Assim como, matérias sobre a “descoberta” de novas bandas do circuito alternativo, a exemplo dos norte-americanos do The Backseat Lovers, ou dos austríacos do Peach Tinted, e até mesmo uma volta aos anos 2000 pela relevância da música no Tik Tok, dos meninos do Ceasars, com “Jerk it out”.

 Prêmio Dynamite e como Votar

O Prêmio Dynamite, criado há 20 anos, é uma das mais importantes premiações do setor cultural alternativo do Brasil. Premia, artistas, sites, blogs, programas de rádio, programações TV e de mídias e veículos digitais. Criado por André “Pomba”, o projeto tem apoio do Governo do estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e economia criativa, Amigos da arte.

A revista Dynamite se consolidou como uma das principais publicações do setor da música alternativa. A internet ainda engatinhava e através da revista era por onde, artistas, produtores e consumidores de cultura se informavam. 

Então, VOTE na Nave Criativa como melhor Site, CLICANDO AQUI: 

Por fim, só tenho a agradecer. Obrigado.

 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat