Rattle and Hum do U2 completa 35 anos em 2023

Rattle and Hum um dos grandes discos ao vivo da historia do rock

Por Sandro Abecassis

Rattle and hum foi um documentário lançado pelo U2 nos cinemas, em vinil e VHS em 1988, a banda já vinha desde 1983 crescendo no cenário internacional, com hits como, “New years day”, “Sunday Bloody sunday” e “Pride”, inclusive se destacando no icônico, “Live Aid festival”.

Assisti no cinema, e realmente, Rattle and Hum me impactou. A cena inicial com a versão de “Helter Skelter” dos Beatles, já dava ideia do que estava por vir, e a próxima cena da musica confirmava, “The Edge”, cantando “Van Diemen´´s land”, no cenário portuário de Dublin, em uma poética e fotografia em preto e branco que domina quase o filme inteiro. 

 

Rattle and hum, traz momentos fabulosos, de uma banda no seu auge, aliás, a produção foi pensada para isto, mostrando a banda em turnê pelos Estados Unidos, bebendo da fonte do blues e cultura americana, em parceria com B.B King em, “When loves comes town”, assim como exaltando ídolos como, Elvis, Bob Dylan e Hendrix,  

Ao mesmo tempo, Bono firma o discurso engajado principalmente sobre a questão dos direitos humanos, que já estava presente efetivamente desde do disco “The Unforgettable fire”. Alias, as minhas preferidas do disco são “Pride”, pelo carisma da banda com o púbico, “Bullet the blue sky”, um rock cheio de criticas, com analogias bíblicas sobre a politica internacional e interna dos Estados Unidos, além da introdução ao som da guitarra de Hendrix tocando o hino americano, e “Silver and Gold”, Lembre-se, em 1988 o muro de Berlim ainda não tinha caído e havia forte segregação na África do Sul, Nelson Mandela estava preso e Desmond Tutu era um dos grandes nomes contra o regime Apartheid na África, e a banda se inspira na luta do Bispo para escrever durante aquela turnê a canção. 

Um mês após o lançamento de Rattle and Hum, George W. Bush se elegeria presidente dos Estados Unidos, sendo responsável pela guerra do Iraque anos mais tarde. 

https://navecriativa.com/u2-libera-nova-versao-de-with-or-whithout-you/

Um fato, presenciar o momento do nascimento de um disco clássico como o  Rattle and Hum foi um privilegio, e os anos 80 nos presentearam com vários momentos assim.

No entanto, o próximo disco do U2, “Achtung baby”, lançado em 1991, apesar de bom, iria para um caminho mais multimídia, eletrônico, com um tom de modernidade, decepcionando fãs e trazendo Bono interpretando um alter ego, chamado “The Fly”, essa fase e as próximas podem ser encaradas como uma critica aos trabalhos anteriores da banda, como o “Rattle” e o “Joshua Tree” e o “The Unforgettable fire”. 

“Novo” álbum. 

O U2 vai lançar em março um álbum de versões de seus clássicos, “Songs of surrender”. A obra tem recebido críticas pela falta de material novo e pela criatividade da banda. No entanto, Bono afirmou em recente entrevista que até o fim de 2023 os fãs vão ouvir músicas inéditas. 

Sinceramente, eu e meu amigo, Sandro Nine que também escreve para a Nave Criativa chegamos, por fim, a conclusão que eles, Larry, Adam, The Edge e Bono, cansaram…ficam as músicas.