Randy Rhoads: a trágica perda do guitarrista de Ozzy Osbourne

Compartilhe

Randy Rhoads morreu aos 25 anos em um trágico acidente aéreo em 1982

No dia 19 de março, Randy Rhoads, guitarrista da banda de Ozzy Osbourne, morria em um trágico acidente aéreo, mas antes de contar esta história vamos contextualizar um pouco sobre a carreira do Ozzy naquele momento. 

Osbourne havia sido demitido do Black Sabbath por conta da sua dependência por álcool e drogas logo após o lançamento do álbum “Never Say Die”. Ozzy estava tão perdido, que por incrível que pareça resolveu montar um bar após a demissão. 

O empreendimento ficava na sua cidade natal em Newport. No entanto, o local não teve tanto sucesso como ele esperava, além do mais, Osbourne bebia todo o estoque de bebidas, foi quando a esposa Thelma insistiu para que ele passasse o estabelecimento para alguém que administrasse melhor, e incentivou o vocalista a voltar com a carreira. 

Preparação para o primeiro álbum.

Ozzy começou a fazer audições com músicos para formar uma banda, quando um amigo de Randy Rhoads sabendo das audições convenceu o garoto, que tinha apenas 23 anos, a ir fazer o teste no hotel com Osbourne. 

Randy Rhoads: a trágica perda do guitarrista de Ozzy Osbourne
Randy Rhoads

No episódio Back & Forth Ozzy, o vocalista conta ao seu filho Jack o sobre a chegada de Randy Rhoads.

“A minha escolha era em busca de um baixista que não estava funcionando naquele momento. Eu bebia muito, e estava acabando com tudo a todo tempo. E Dana veio até mim e disse: “Eu tenho um guitarrista que você vai…” eu nem esperei ela terminar, e disse, “foda-se os guitarristas, eu só quero ir pra casa, quero sentar um cadeira e comer minha pizza, ou algo assim”. 

E continuou:

“Mas eu lembro que veio até mim, um cara pequeno, com o cabelo loiro, espetado, `eu disse, aquilo é um galinha?` Ele falava muito bem, e de repente meus ouvidos fixaram no que ele estava dizendo. Eu disse, se você quer tocar comigo, toque alguma coisa”

“Então, ele começou a tocar e eu estava gostando, mesmo bêbado e chapado. Ele tocou uma das melhores coisas que eu ouvi em minha vida”. 

Conta a lenda, que logo após terminar de tocar Randy virou as costas e foi embora, e Ozzy foi atrás dele de pijama pra avisar que estava contratado.

A nova banda.

Randy Rhoads: a trágica perda do guitarrista de Ozzy Osbourne
Randy Rhoads, Lee, Ozzy e Bob.

O guitarrista Randy Rhoads, se juntou a banda composta por Bob Daisley (baixo), Lee Kerslake (Bateria), Don Airey (teclado), e obviamente Ozzy Osbourne nos vocais. O grupo gravou o álbum, “Blizzard Of Ozz”, lançado em 1980, com destaque para faixas como, “Crazy Train”, “Goodbye To Romance”, e a famosa “Mr. Crowley”, que aliás era uma tiração de sarro com a fama satanista do Black Sabbath e mostra o virtuosismo de Randy.

“Crazy Train” ficou em nono lugar no Reino Unido e a banda começou a fazer turnês. Randy Rhoads era um prodígio que unia técnica da música clássica com heavy metal, com influência de Eddie Van Halen e Jimi Hendrix.

Em 1981, a banda gravaria também o segundo álbum, “Diary Of A Madman”, que aliás foi um trabalho feito com muita pressa por pressão da gravadora, e Randy Rhoads sentiu a vibe do mercado fonográfico, porque a turnê tinha que começar logo em seguida. 

A primeira parte da turnê foi um fracasso nos Estados Unidos. Nessa época, Ozzy já estava com Sharon Osbourne no final de 1981. Além do mais, a banda viveu uma espécie de boicote por conta da história de Ozzy ter mordido a pomba no palco.

Randy Rhoads: a trágica perda do guitarrista de Ozzy Osbourne
Randy Rhoads durante as gravações de Blizzard. Jet Records.

Naquele período aconteceram muitos atritos entre Ozzy e os músicos, e Randy Rhoads estava tão estressado que avisou que estava saindo do grupo, mas foi convencido a ficar, contudo, o baterista Kerslake e o baixista Daisley saíram, dando lugar respectivamente a Tommy Aldridge e o baixista Rudy Sarzo. 

A fama de Randy já era tão grande que a fábrica de guitarras Jackson projetou um modelo do instrumento em V especialmente para o músico. 

Ozzy e Sharon Osbourne exaltam os Beatles em seu podcast.

Tour fatídica 

A turnê de “Diary Of A Madman” no começo de 1982, teve apenas quatro shows. O último, aconteceu em Memphis, Tennessee, no dia 18 de março. No dia 19, a banda viajou até a Flórida no ônibus da turnê, e pararam em Leesburg para consertar o ar condicionado do veículo. Andrew Aycock, motorista da turnê que morava no local, resolveu pegar sem autorização o avião monomotor beechcraft Bonanza da propriedade para fazer uns voos na região.

No primeiro voo, Andrew levou o empresário Jet Duncan e o tecladista Don Airey. Contudo, no segundo e último voo, convidou Randy Rhoads e a maquiadora Rachel Youngblood.

Randy Rhoads e Rachel um pouco antes do voo.

Segundo testemunhas, Andrew fazia rasantes perto do ônibus onde dormiam os outros membros da banda. Porém, durante um destes rasantes o avião bateu em um pinheiro, perdeu o controle e colidiu com uma casa, explodindo. Randy Rhoads tinha 25 anos quando morreu. 

O último show de Randy em 18 de março de 1982

Uma das histórias é que o piloto Andrew fazia acrobacias para impressionar a esposa, porque estava em vias de se divorciar. Ozzy tentou socorrer Randy e chegou a tirar um homem de dentro da casa em chamas. 

O show que a banda faria no Super Bowl de Miami foi cancelado, assim como parte da turnê também. 

Em 2022 Ozzy declarou a Revista Rolling Stone, “Penso nele todos os dias. Faz quarenta anos desde que Randy morreu. Ele era um guitarrista fenomenal”, declarou o vocalista. 

Em 1987, foi lançado o álbum, “Tribute To Randy Rhoads”.  A produção tem execução ao vivo, de musicas como, “Mr. Crowley”, “Crazy Train”, “Paranoid”, “Iron Man”, “Children Of The Grave” e a maravilhosa faixa clássica instrumental, “Dee” que Randy compôs para sua mãe. Ouça: