Projeto Museus virtuais abre nova temporada neste sábado (22)

Com 12 temáticas inéditas, a 10ª temporada será ainda mais interativa. Sessões no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis, são gratuitas.

Museus, galerias, capelas, igrejas, palácios e teatros de importantes centros culturais da Europa e América estão no roteiro da nova temporada do projeto Museus Virtuais a partir deste sábado (22), no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis. Com 12 temáticas inéditas, as sessões estarão mais interativas com interfaces entre instituições museológicas e recursos técnicos que propiciarão a melhor compreensão da temática do roteiro.

Ao todo, 24 sessões estão previstas nesta 10ª temporada (2022/2023), sendo 12 para escolas e 12 para o público em geral. De acordo com o arte-educador Claudio Toscan, que conduz as apresentações, o público poderá conferir uma série de novidades. “Para quem ama o Renascimento e, sobretudo a Itália, a Galleria Borghese, em Roma, é um dos roteiros inéditos. Uma verdadeira  preciosidade que reúne uma das mais célebres coleções de arte barroca”, destaca.  A abertura da temporada será com o tema “Florença: Museu a céu aberto”, às 15h. 

Museus virtuais abre nova temporada no sábado (22)

Ainda fazem parte do programa dois dois roteiros especiais: um dedicado às mulheres artistas, no qual será apresentada obras e a história de pintoras e escultoras pouco reconhecidas pelo sistema de sua época e que hoje são reverenciadas por sua importância a arte; e uma visita à casa de artistas como Rembrandt e Monet, nos quais o público poderá conhecer um pouco mais de como era o estilo de vida dos pintores.

Democratizar a arte

“O projeto Museus Virtuais já mostrou a sua relevância em democratizar o acesso às artes e já impactou mais 12 mil pessoas em mais de 200 sessões abertas à comunidade, além das ações escolares. Estamos muito felizes em apresentar a 10ª temporada com tantas novidades tanto em conteúdo quanto em tecnologia”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.  As datas das sessões em 2023 ainda serão confirmadas e divulgadas em breve. 

O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e  viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park.

Então, agende:

O quê: 10ª Temporada Projeto Museus Virtuais

Quando: 22/10; 05/11; 26/11 e e 10/12  às 15h; | 29/11 e 06/12, às 19h30

Local:Paradigma CineArte – SC-401, 8600 – bloco 8 sala 2 – Santo Antônio de Lisboa

Ingressos: gratuitos – respeitando a lotação do espaço.