Previsão de temporais para Santa Catarina entre quarta e quinta-feira.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (02/12)

A tarde, na porção oeste, Planaltos, localidades do Litoral Sul áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados. No entanto, a partir da noite, a aproximação de uma frente fria favorece temporais mais fortes (chuva forte, com raios, eventual queda de granizo e vendaval) na porção oeste e no decorrer da madrugada se estendem para localidades dos Planaltos, Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Alto Vale do Itajaí. Localmente, assim os acumulados de chuva podem ser altos.

As temperaturas máximas variam de 29°C a 35°C na porção oeste, de 31°C no Litoral Sul, 27°C no Planalto Sul, 26°C a 30°C nas demais áreas. Ventos de nordeste no centro-leste, nordeste/noroeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h). Rajadas de ventos de moderada intensidade (60 km/h) no Litoral Sul e porção oeste à tarde. Contudo, a noite, as rajadas devem se intensificar e serem associadas aos temporais. Logo, há moderado a alto risco para desastres.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (03/12)

Frente fria favorece pancadas de chuva, temporais fortes na madrugada e início da manhã na porção oeste, Planaltos, Litoral Sul, localidades da Grd. Florianópolis e Alto Vale. Demais áreas, a chuva e os temporais devem ser mais isolados entre o final da madrugada e durante a manhã.  Dessa forma a risco de Temporais com chuva forte, raios, eventual queda de granizo e vendavais.

A partir da tarde, com chuva fraca a pontualmente moderada no estado. Embora o amanhecer com temperaturas amenas: 14°C no Planalto Sul, 18°C a 23°C no litoral, Vale, 16°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 28°C a 35°C no litoral, Vale, 25°C a 29°C no Planalto Norte, Extremo Oeste, Oeste e de 21°C a 25°C nas demais áreas.

Ventos de nordeste/noroeste passando a quadrante sul durante o dia, com moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (65 a 85 km/h, localmente podendo ser mais intensas) associadas ao deslocamento da frente fria. Logo, há moderado a alto risco de desastres.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (04/12)

Dia começa com sol e poucas nuvens no estado. Mas, a partir da tarde, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuva (que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados) na porção oeste, Planaltos, Alto Vale. A noite, a chuva deve se espalhar para as demais áreas.

Sendo assim, a chuva deve ser mal distribuída, ou seja, chove em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento de nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas no Planalto Sul (mínima de 7°C), baixas a amenas (11°C a 15°C) no Planalto Norte, Meio Oeste, Grd. Florianópolis Serrana, 16°C a 21°C nas demais áreas.

A tarde as máximas variam de 26°C a 30°C em grande parte do estado. Ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade (10 a 25 km/h), no estado. Rajadas de ventos isolados (até 45 km/h) no litoral na madrugada e início da manhã. Logo, há um baixo a moderado risco para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (05) com variação de nuvens e chuva a qualquer hora do dia no estado. No domingo (06) a circulação marítima favorece dia com nuvens e chuva isolada no litoral e Vale a qualquer hora. Nas demais áreas, a partir da tarde, pancadas de chuva isoladas devido atuação de áreas de instabilidade.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (02/12)

Quarta-feira (02) com ventos de nordeste no centro-leste, nordeste/noroeste na porção oeste, com fraca a moderada intensidade (15 a 30 km/h). Rajadas de ventos de moderada intensidade (60 km/h) no Litoral Sul e porção oeste à tarde. Entretanto, a noite, as rajadas devem se intensificar e serem associadas aos temporais.

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral. Altura de até 1,0 m no Litoral Norte, 1,0 m a 1,5 m nas demais áreas litorâneas. Embora no Litoral Sul, a partir da noite, com picos de até 2,0 m.

Por fim, acima de tudo em caso de sinistro ou risco de dano, acione sempre o corpo de bombeiros através do 193, bem como a Defesa civil pelo 199.