Palácio Cruz e Sousa recebe “Roda de Benção” com Camila Benzedeira.

O antigo local que já abrigou os governadores do Estado será o cenário de uma apresentação especial e gratuita do espetáculo “Roda de Benção”.

Nesta quarta-feira (18), às 17h, o Museu Cruz e Sousa receberá o espetáculo “Roda de Benção”, encenado por Camila Gomes, a mais jovem benzedeira de Florianópolis. O evento, aberto ao público, está adaptado em horário e formato para incluir as mães, que poderão trazer seus filhos para viver uma experiência de conexão espiritual e aprender sobre o amor e a prática de benzer. Além disso, o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura de Florianópolis e a tradição das benzedeiras dentro de um importante espaço histórico.

Sendo assim, desde março deste ano, a prática da benzedura ganhou a oficialização como “Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial ou Intangível de Florianópolis”, registrada pela Fundação Cultural Franklin Cascaes. A solicitação de reconhecimento foi feita por um movimento coletivo em 2021 e finalizada em 2023. Sendo assim, este tipo de registro visa valorizar a diversidade cultural e garantir recursos e políticas públicas para proteger e preservar esses bens imateriais.

Roda de Benção

Palácio Cruz e Sousa recebe "Roda de Benção" com Camila Benzedeira.
Camila Benzedeira. Divulgação.

O ritual “Roda de Benção” mescla saberes ancestrais com a arte contemporânea. Proporcionando ao público, durante cerca de 50 minutos, uma experiência imersiva com cânticos, rezas e uma forte conexão espiritual. Camila Gomes explica que o ritual envolve acolhimento, bênção, limpeza energética e um reforço da energia positiva. “Convido a todos a descobrir como a bênção se manifesta dentro de nós”, diz ela.

Quando o espetáculo chegou aos palcos teatrais, a direção artística ficou a cargo de Vanessa Garcia, que desenhou uma proposta cênica capaz de encantar o público, com cenários, músicas e performances que destacam a prática da benzedura de uma forma mais artística. Para a apresentação no auditório do Museu Cruz e Sousa, alguns ajustes foram necessários, mas a essência do ritual permanece a mesma.

Para acompanhar a programação completa do “Roda de Benção”, basta seguir Camila Gomes no Instagram pelo perfil @camilabenzedeira. O projeto foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 e conta com apoio financeiro do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural e da Fundação Catarinense de Cultura.

Documentário

A importância da benzedura como Patrimônio Imaterial também ganha um reforço. Um documentário, atualmente em produção gravado em Florianópolis na última semana e terá Camila Gomes como representante de Santa Catarina. Segundo Labibe Araújo, roteirista e diretora da obra, o filme terá 80 minutos de duração e contará a história de várias benzedeiras Brasileiras. Portanto, a previsão de lançamento é para abril de 2025, pela Sarasvati Produtora.

Então, agende:

  • O que: Roda de Benção com Camila Gomes
  • Quando: Quarta-feira, 18 de setembro de 2024
  • Onde: Museu Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, 227 – Centro, Florianópolis/SC
  • Horário: 17h
    Por fim, não é necessário retirar ingressos. A entrada é livre.