“Overkill”, do Men At Work: uma reflexão sobre a ansiedade.
“Overkill”, do Men At Work, é uma música que aborda a ansiedade e seus pensamentos incessantes.
A música “Overkill” dos australianos do Men At Work está no segundo álbum da banda, “Carga”, lançado em 1983. A música e letra escrita por Colin Hay levou o grupo a ganhar um Grammy por melhor artista.
No entanto, a canção por mais que tenha uma pegada alegre fala de um tema bastante sério, relacionado a falta de sono, ansiedade, pelo qual o autor Colin Hay passava, principalmente com a chegada da fama. Isto é visto logo nos primeiros versos, veja:
“Eu não consigo dormir, eu penso sobre a implicação, de mergulhar muito fundo, E possivelmente as complicações. Especialmente à noite, Eu me preocupo com as situações, eu sei que vai ficar tudo bem.
E continua, “Talvez seja apenas imaginação, dia após dia ele reaparece, Noite após noite meu batimento cardíaco mostra o medo, Fantasmas aparecem e desaparecem”.
Em entrevista recente, Colin Hay, também revelou que a canção falava das complexidades do sucesso. Segundo o cantor, alcançar a fama ou reconhecimento pode trazer mais do que apenas satisfação pessoal.
“Você passa muitos anos tentando conseguir algo – fama ou reconhecimento ou chegar a um certo ponto. E então, quando você realmente consegue, há sempre uma certa quantidade de medo que vem com isso”. Conforme revelou.
Hay descreveu que, com o sucesso, surge também uma sensação de perda de controle, pois a dinâmica muda completamente. “De repente, você não está mais no controle de uma situação. Há outras pessoas envolvidas, fica cada vez maior, com muito mais stress”, acrescentou.
“Overkill” alcançou o 3º lugara na Australia e ficou entre as 10 mais da Billboard no Canadá, Irlanda e Noruega.