O “fim de semana perdido” de John Lennon e Yoko Ono.

Compartilhe

A balada de John & Yoko 

Em 1973, durante uma festa no apartamento de amigos, estavam John & Yoko, aquela noite seria o estopim para a separação momentânea do casal que já vinha de uma relacionamento de cerca de 8 anos. Lennon, bêbado, acabou transando com uma das convidadas dentro de um dos quartos do apartamento, isso com yoko, e todo mundo ali presente, lógico que todos souberam e Yoko não suportou o constrangimento e a partir começou a se dar o inicio de uma separação.

Como boa oriental, Ono não fez escândalo, muito pelo contrário, planejou minuciosamente a saída de John de casa, inclusive ao mandar John embora no final de 1973. Sendo assim, providenciou que a secretária do casal, May Pang, acompanhasse o marido, incentivando até que eles ficassem juntos. E foi o que aconteceu. Lennon mudou-se para Los Angeles, e apesar de estar com May pang como namorada, se sentiu livre para enfiar o pé na jaca. Festas com Harry Nilson, Elizabeth Taylor, David Bowie, Dean Martin, Alice Cooper, Elton John, Cher, Ringo Star, Ketih Moon, e toda a trupe de famosos da Califórnia. Imagine (sem trocadilhos) uma festa com essa turma?

The Hollywood Vampires - A Drunken Oral History - Cinema Scholars
Cindy Lang, Alice Cooper, John Lennon e May Pang

Confusões, muitas confusões em bares e nas ruas. Como a que aconteceu no bar Troubadour em Los Angeles, onde ele e Harry Nilsson arrumaram uma briga homérica depois de uma discussão, após Lennon aos gritos peitar os caras que estavam tocando, nada de Give peace a chance, rolou cadeira pra tudo que é lado, e John foi expulso do bar, inclusive com registros fotográficos do fato.

John Lennon and Harry Nilsson Thrown Out Of The Troubadour Nightclub

Lennon havia casado cedo, com Cynthia Powell, com pouco mais de 20 anos, os compromissos com os Beatles, depois a separação da primeira esposa e novo depois o novo relacionamento com Yoko fizeram que grande parte da etapa dos 20 aos 30 anos fossem cheias de responsabilidades, afinal, a beatlemania não permitia que John fosse um jovem comum.

Após o incidente no Troubadour, Harry Nilsson aluga uma mansão em Bel-air, Los Angeles, para que ele e Lennon ficassem mais à vontade com amigos para aproveitarem a manguaça. 

Harry Nilsson and John Lennon [pic] : r/pics
Harry Nilsson e Lennon
Bom, o “fim de semana perdido”, como Lennon chama este período de separação da Yoko, serviu para meio que compensar esta época perdida, no entanto, próximo dos 35 anos, mas já milionário. A Yoko, em Nova Iorque, também engatou um romance com o guitarrista David Spinoza, e ficava observando de longe as confusões do ex-marido.

Discos

No entanto, apesar da farra Lennon produziu álbuns neste período, como, “Mind games”, “Rock and Roll”, com clássicos dos anos 50 produzido por Phil Spector – aliás este álbum é cheio de confusões também, porque Lennon perdeu o processo de plágio pela cópia de parte da música “You can’t catch me” em “Come together”, e o acordo foi que John gravasse um disco de clássicos – e o disco “Wall and Bridges”, que trouxe o ex-beatle de volta aos primeiros lugares nas paradas, com, “Whatever gets thru the night”. 

As últimas fotos de John Lennon e Paul McCartney juntos em 1974 | Hypeness  inovação e criatividade para todos
John e Paul em 1974

Nessa época Paul e Linda McCartney e Ringo visitaram John em Los Angeles,que até rendeu gravações dos três, mas com uma qualidade duvidosa, afinal com essa turma toda bêbada naquela mansão em Bel-Air não poderia sair muita coisa boa, este período é por volta de Julho de 1974.

As últimas fotos de John Lennon e Paul McCartney juntos em 1974 | Hypeness  inovação e criatividade para todos
Harry, Paul e John.

Conta a lenda, que a visita de Paul, foi encomendada por Yoko, para passar um recado para John, dizendo que ela teria dito que ele já poderia voltar, mas teria que conquistá-la. 

Dizem que foi este momento que o diplomático Paul passou o recado. rsrsr

Recado dado, coincidência ou não, John volta para Nova Iorque com May Pang, e meses depois toca ao vivo, em 28 de novembro de 1974, no show de Elton John, no Madison Square garden, existem registro desta apresentação, os dois astros tocam “I Saw her standing there”, “Whatever gets thru the night” e “Lucy in the sky with diamonds”, detalhe, Yoko estava na plateia, ai amigo, fechou…John e Yoko se encontram e retornam o relacionamento em fevereiro de 1975, nove meses, nasce Sean Lennon.

Depois de tudo isso, John Lennon decide viver para a família, inclusive se aproximando mais de Julian, seu primeiro filho. Ao contrário da vida de baladas, o casal passa agora a viajar pelo mundo, passeio em parques, festas infantis e uma vida em família que Lennon nunca teve.

No entanto, em 1980, resolve voltar a gravar, quando sai seu último trabalho em vida, “Double fantasy”, aí é história para outra matéria. 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat