O Dia que Jimmy Page ensinou “Kashmir para The Edge e Jack White.

Encontro aconteceu no documentário “A Todo Volume”

No ano de 2009, o documentário A Todo Volume”, disponível no Prime video, reuniu os lendários guitarristas Jimmy Page, The Edge e Jack White. A produção destacou conversas sobre as técnicas de tocar guitarra, curiosidades das composições e histórias marcantes da carreira dos três.

Um dos momentos mais marcantes ocorreu quando The Edge expressou sua curiosidade sobre a faixa Kashmir” do Led Zeppelin, lançada em 1975 no álbum Physical Graffiti.

“Uma música que sempre me intrigou foi ‘Kashmir’, de onde veio aquilo, aquele ritmo, aquela sensação?”, perguntou The Edge.

Jimmy Page, então, pega sua guitarra e revela: “Se originou comigo brincando com uma afinação que eu estava usando há um tempo. Eu chamo de D A D G A D”, referindo-se às notas Ré, Lá, Sol, Lá e Ré, nas quais ele ajusta as cordas de acordo com essa sequência.

“Soa quase como indiano, é bem similar a uma afinação de cítara, na verdade”. Conforme explicou Page.

Original da música Swan Song.

Ele prossegue: “Fiquei brincando com isso bastante e aconteceu que eu tinha essa música chamada Swan Song, acredite ou não, e tinha todas estas partes das guitarras complicadas. Bem no final dela, eu tinha essa coisa que era assim”. É quando Page começa a tocar a introdução da icônica música.

“Bom, estávamos fazendo um álbum com o Led Zeppelin. John Bonham estava lá, e os outros, eu não sabia onde estavam. Eu disse que tinha este riff, mas virei ao contrário, começando com a primeira parte primeiro. E ele fez o ritmo por cima.”

Jimmy começa a tocar, e Jack White e The Edge acompanham suas notas com admiração. “Então, tínhamos este riff que era meio circular, ficava circulando. Este é um daqueles riffs hipnóticos”, lembrou Page.

The Edge acrescenta: “Com a bateria tão ameaçadora. Ela tem essa tensão.”

Esse momento no documentário ressalta não só a maestria de Jimmy Page e do Led Zeppelin, mas também o respeito e a admiração que grandes guitarristas têm por suas criações atemporais.