O dia em que Paul McCartney perdeu público para o Santos de Pelé
O primeiro show dos Wings e a concorrência com Pelé e o Santos em 1972
Foto: Helge Heinonen, CC BY 2.0 / Fotopersbureau De Boer, CC0
No início de 1972, Paul McCartney começou a planejar os primeiros shows com sua nova banda, os Wings. O grupo havia lançado seu álbum de estreia, Wild Life, em dezembro de 1971, com destaque para faixas como “Tomorrow”.
Seguindo a ideia de realizar apresentações intimistas e improvisadas, Paul optou por tocar em campus universitários, um conceito que ele queria explorar desde a época dos Beatles em 1969. O primeiro show da banda aconteceu em Nottingham, no dia 9 de fevereiro de 1972. Sendo assim, a turnê seguiu por cidades como Newcastle, Tunbridge Wells, Leeds. Assim como, Sheffield, Salford e Birmingham, onde tocaram na Universidade de Birmingham no dia 21 de fevereiro.
Setlist do primeiro show dos Wings
O repertório do show contou com clássicos e novas músicas dos Wings, incluindo:
- Lucille
- Give Ireland Back to the Irish
- Blue Moon of Kentucky
- Seaside Woman
- Thank You Darling
- Some People Never Know
- The Mess
- Bip Bop
- Say Darling
- Smile Away
- My Love
- Henry’s Blues
- Wild Life
- Long Tall Sally
O fracasso de público e a concorrência com Pelé
Apesar da expectativa para a estreia dos Wings ao vivo, a apresentação em Birmingham teve um público decepcionante, com apenas cerca de 7 mil pessoas. O motivo? Um evento esportivo que mobilizou milhares de fãs: o jogo entre Santos de Pelé e Aston Villa, realizado no Villa Park, no mesmo dia 21 de fevereiro de 1972.
O Santos Futebol Clube, que fazia uma excursão internacional enfrentando grandes equipes, atraiu 54.473 torcedores ao estádio, além de cerca de 6 mil pessoas que ficaram do lado de fora, conforme o acervo do Santos. A movimentação próxima ao hotel onde o time brasileiro estava hospedado foi intensa, comparável à Beatlemania, com fãs tentando ver Pelé.
A partida entre Santos e Aston Villa
O Brasil no começo da década de 70 era tricampeão mundial, após a vitória sobre a Itália por 4×1 na final da Copa do Mundo de 1970, no México. Pelé vivia o auge de sua carreira, o que explicava a enorme mobilização dos fãs.
No jogo, o Aston Villa venceu o Santos por 2×1. Os gols foram marcados por McMahon e Graydon para o time inglês, enquanto Edu balançou as redes para o Santos. Contudo, a partida foi disputada sob um frio intenso e uma névoa densa, que comprometeu a iluminação do estádio e gerou reclamações de Pelé.
Por fim, curiosamente, o Santos recebeu cerca de 10 mil libras pelo jogo. Portanto, um valor irrisório se comparado aos padrões atuais do futebol mundial. Então, veja o vídeo com resumo da partida: