Novo álbum do Franz Ferdinand aborda o medo coletivo em tempos modernos

Franz Ferdinand anuncia seu sexto álbum, “The Human Fear“. 

Foto capa:  Fiona Torre

Em entrevista recente a NME, Alex Kapranos, vocalista do Franz Ferdinand, discutiu a nova fase da banda, destacando o próximo álbum intitulado The Human Fear e o conceito por trás da faixa “Audacious”. Kapranos revela que o álbum, previsto para o início de 2025, explora temas relacionados ao medo coletivo que a humanidade tem enfrentado nos últimos anos. Ele menciona que a inspiração para as novas músicas vem da observação de como as pessoas lidam com crises, ansiedades e desafios globais.

“Todos nós temos medos nas nossas vidas, e esses medos são uma espécie de pista para entender quem somos – como respondemos a eles, como os superamos (se os superarmos, porque às vezes não conseguimos). Os melhores momentos da sua vida geralmente envolvem superar algum tipo de medo. Às vezes, é um medo paralisante, mas quando é superado, meu deus, é o maior zumbido do mundo!”. Conforme contou. 

LEIA TAMBÉM: Bandas Indie do começo dos anos 2000, o que andam fazendo?

Segundo o vocalista, “Audacious”  não trata apenas de ansiedades individuais, mas de um sentimento generalizado que afeta a sociedade como um todo. A música busca capturar esse “medo humano”, uma sensação universal que está mais presente do que nunca no cenário atual.

“Os versos são muito secos e tipo lo-fi, depois bate com o refrão. A música é um contraste entre os dois: os versos são bastante introspectivos e gritantes, onde os refrões são uma resposta abertamente audaciosa a esse – musicalmente e liricamente.” Então, confira o videoclipe de Audacious.

Turnê em 2025

Kapranos também comentou sobre a turnê mundial da banda, que já tem datas para o Reino Unido em 2025, destacando como as performances ao vivo continuam sendo uma parte vital do Franz Ferdinand. Ele acredita que a conexão com o público nos shows é uma maneira de confrontar esses medos e ansiedades, proporcionando uma experiência catártica tanto para a banda quanto para os fãs, principalmente no que diz respeito aos hits.

“Entramos no estúdio sabendo exatamente o que torna Franz Ferdinand bom. Não havia fannying sobre. Dito isto, parecia que nós traçamos uma linha sob o passado e prestamos seus respeitos. Há um alívio quando você faz isso. Essas músicas ainda serão tocadas no set, mas agora há uma liberdade do passado e um lançamento para o futuro.” Finalizou.