Médico dá dicas de como curtir a folia com boa saúde alimentar.

Médico Nelson Cathcart Jr. destaca que alguns cuidados que podem garantir o bem-estar alimentar e a diversão nos bloquinhos.

De acordo com o médico Nelson Cathcart Jr., é frequente sair da rotina durante o Carnaval. Porém, alguns cuidados podem contribuir para preservar o bem-estar e a diversão durante os blocos festivos.

Durante os períodos festivos, como as festas de fim de ano, as férias e agora o Carnaval, é comum deixar de lado os hábitos alimentares saudáveis. Optando, sobretudo, por uma alimentação mais indulgente e o consumo de bebidas alcoólicas. Isso pode resultar em problemas, especialmente no funcionamento intestinal.

O gastroenterologista Nelson Carthcart Jr., especialista em doenças do estômago e intestino, explica que nessas épocas ocorre uma alteração notável na microbiota intestinal, o que pode levar a sintomas como inchaço abdominal, irregularidade intestinal e desconforto abdominal.

Médico dá dicas de como curtir a folia com boa saúde alimentar.
Médico gastroenterologista Nelson Cathcart Jr atende em Florianópolis. crédito Marina Kremer

“Em muitos casos isso acontece porque a pessoa faz as refeições fora de hora, exagera no consumo de doces, de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e diminui o consumo de líquidos (água) e de saladas, por exemplo”. Conforme destaca.

Essa mudança de hábitos geralmente ocorre devido à alimentação irregular. Portanto, com consumo excessivo de doces, alimentos gordurosos e álcool. Além de diminuição da ingestão de líquidos e vegetais, por exemplo.

Quando não é possível manter uma rotina alimentar regular, é importante lembrar que o intestino é influenciado por diversos fatores, incluindo atividade física regular, sono adequado e saúde mental. Cuidados com viroses também são essenciais.

Dicas:

Além das consultas presenciais, o médico destaca que a telemedicina pode ser uma alternativa para cuidar da saúde e do bem-estar. Principalmente durante viagens ou estadias fora da cidade.

Algumas dicas para manter a saúde intestinal em dia incluem manter-se hidratado, consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e sementes. E acima de tudo, priorizar fontes saudáveis de proteínas e gorduras, como peixes, aves, azeite de oliva e oleaginosas.