Mary McCartney lança documentário sobre estúdios Abbey Road.

Compartilhe

O documentário de Mary McCartney traz depoimentos de famosos como Elton John e Noel Gallagher.

Por Sandro Abecassis

O presente de natal vem das plataformas de streaming, dia 16 de dezembro será lançado na Disney Plus, o documentário produzido por Mary McCartney, If These Walls Could Sing (Se estas paredes pudessem cantar), sobre os estúdios Abbey Road, em Londres.

A obra vai apresentar a história do mais famoso estúdio de gravação do mundo nos seus 91 anos de vida. Abrangendo gravações de música clássica, as big band dos anos 30 e 40, produções humorísticas e logicamente o nascimento do rock britânico nos anos 60. 

Grandes nomes do rock é que não faltaram para, If These Walls Could Sing, estão no documentário, Jimmy Page , Kate Bush , Noel Gallagher , John Williams , Celeste , Elton John , Giles Martin , Shirley Bassey , Liam Gallagher , Pink Floyd e Paul McCartney. 

Mary McCartney

Mary McCartney. Foto Grace Guppy

Mary McCartney é fotógrafa profissional – profissão que aliás herdou da mãe Linda McCartney – conta que a inspiração para o documentário surgiu ao ver uma foto do seu pai Paul McCartney junto com sua mãe atravessando a faixa de pedestres de Abbey Road em 1977

“Quero torná-lo uma experiência emocional como documentário, em vez de abordar todos os pontos históricos. Eu não queria que parecesse uma lição. Eu realmente espero que o espectador se apaixone por isso”. Disse Mary.

Mary nasceu em 1969, então praticamente cresceu dentro dos estúdios e acompanhando as turnês, principalmente no auge dos Wings, quando Paul McCartney levava toda a família para os shows pelo mundo. 

Gravações famosas.

Em Abbey Road, foram gravados praticamente todos os álbuns dos Beatles, inclusive o ícone e divisor de águas da cultura pop – Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band, em 1967. Na mesma época, em outro estúdio do complexo, o Pink Floyd gravava seu disco de estreia. O álbum Wish were here, de 1975, também teve sua produção dentro dos estúdios, igualmente a “Be here now”, do Oasis, nos anos 90.

Elton John, Duran Duran, Deep Purple e Amy Winehouse também fizeram história no endereço em St. John Wood. Além disso, produções cinematográficas, como parte dos filmes de George Lucas, Star Wars, tiveram trilha sonora produzidas dentro do estúdio. 

Abbey road studios. Divulgação.

Abbey Road era um espaço que eu achava que conhecia, mas continuo descobrindo coisas novas toda vez que entro. Para mim, esse processo se destacou porque espaços criativos compartilhados como o Abbey Road Studios são importantes. Espero que este filme transmita essa mensagem.” Conta Mary.

Por fim, confira o trailer do documentário:

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat