Marinha alerta para ventos fortes na região sul do Brasil.

A formação de um Ciclone Extratropical vêm sendo projetado por modelos meteorológicos na madrugada da próxima quarta-feira, 02, sobre o Uruguai, deixando o tempo instável sobre a fronteira oeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul. Até o próximo dia 07 de setembro, os modelos colocam entre 50-100 milímetros de chuva nessas regiões.

Dessa forma, a condição é esperada até a noite de quarta-feira. Além disso,  a umidade vinda do mar deve provocar pancadas de chuva sobre o litoral catarinense.

Portanto, com a vinda do ciclone, há ventos do norte/nordeste em boa parte da região Sul ao longo da madrugada. Porém, os ventos mais intensos, entre 50-80 km/h, ficam sobre o litoral de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, na manhã de quarta-feira.

A direção do vento deve mudar ao longo da madrugada e manhã de quinta-feira (03) para oeste, e logo após para sul, tendo novamente um declínio das temperaturas e a diminuição das rajadas de vento. Há o risco de ressaca até quinta-feira (03) e ondas de 2.5-3.0 metros na costa e 5.0 metros em alto mar.

É importante destacar que alguns modelos traze um alto de volume de chuva para o centro-norte do RS e litoral de SC, podendo superar os 100 milímetros de chuva entre sexta (04/09) e segunda-feira (07/09). 
Por fim, em caso de situação de risco, acione a defesa civil pelo 199, ou corpo de bombeiro através do 193.

Info: Marinha do Brasil