Maratona Cultural de Florianópolis traz mais de 400 atrações gratuitas entre 21 e 23 de março

A 11ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis acontece de 21 a 23 de março.

O evento celebra os 352 anos da cidade de Florianópolis com uma programação intensa. Serão 462 atividades culturais, incluindo 52 na programação OFF, espalhadas por 20 bairros e 100 locais diferentes.

Com uma curadoria diversificada, o evento reúne grandes nomes da música, teatro e artes visuais. Entre as atrações confirmadas estão Paralamas do Sucesso, Dazaranha, Teresa Cristina, Grupo Galpão, João Gomes, Renato Teixeira & Xangai, Lara Sales & Felipe Cordeiro, Salomão Soares & Vanessa Moreno, Dandara Manoela & Jota.Pê e o Grupo Maria Cutia de Teatro. Os principais shows acontecerão em dois palcos centrais: a Arena Floripa – Palco Claro, no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, e o Palco Centro Leste, na rua Nunes Machado.

No Centro Histórico, o Largo da Catedral se transformará em um grande cinema ao ar livre. Uma das atrações será uma sessão especial do projeto Museus Virtuais, que exibirá uma projeção noturna sobre a trajetória e obras de Michelangelo, às 23h.

Além dos espetáculos, a programação inclui exposições, performances urbanas e apresentações teatrais e de dança, garantindo uma experiência completa para o público. O evento também contará com 14 feiras de artesanato e gastronomia, oferecendo produtos autorais, comidas típicas e diversas opções gastronômicas.

“A Maratona Cultural é uma forma de fortalecer os espaços públicos como centros de cultura e lazer. Florianópolis tem uma identidade artística vibrante, e eventos como este permitem que moradores e visitantes vivenciem a arte de forma democrática e acessível. Além disso, é uma grande celebração do aniversário da nossa Capital”, afirma o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Eventos integrados.

A edição deste ano também integra eventos já tradicionais da cidade à programação oficial. Entre eles estão a Semana Balaclava, na Escadaria do Rosário, com shows de Dead Fish, Curumin e Budang; a Mostra Traço de Bolso – O riso corre solto, na Praça Bento Silvério; o Projeto Palco Norte Sul, que levará atrações ao Jurerê Open e ao Boulevard 14/32, no Aeroporto Internacional de Florianópolis; e o Meu Boizinho, no Parque de Coqueiros.

Para os apreciadores de cultura e história, a Caminhada Cultural “Entre Praças e Chácaras” partirá do Largo Benjamin Constant (Praça do Avião), explorando o passado aristocrático da cidade nos séculos 18 e 19. No Franz Cabaret, o público poderá prestigiar o Festival Cultural Franz Cabaret com Luiz Gustavo Zago e Matu Miranda. Já as crianças terão diversão garantida na Maratoninha Cultural – Espaço Engie, no Largo da Alfândega, com diversas atividades ao longo do fim de semana.

“A Maratona não só fortalece a cena artística local, mas também impulsiona a economia criativa e o turismo cultural na cidade. É uma maneira de levar cultura a diferentes regiões e apoiar o setor cultural”. Conforme destaca Roberto Katumi, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

Programação.

A programação completa pode ser acessada em maratonacultural.com e no Instagram oficial @maratonacultural_. Algumas apresentações e peças teatrais exigem reserva antecipada pelo Instagram do evento, enquanto os ingressos para os shows na Arena Floripa podem ser garantidos diretamente pelo site.

Por fim, a Maratona Cultural de Florianópolis é realizada pelo Instituto Maratona Cultural e pelo Ministério da Cultura. E portanto, conta com diversas parcerias institucionais, apoios culturais e patrocínios. Como por exemplo, Engie, Koerich, Eurotec Group, Kairós, Grupo OAD. Além de incentivos da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo do Estado de Santa Catarina.