Jimmy Page, ‘Swan Song’: da fundação do Selo à canção para Paul Rodgers.

Compartilhe

“Swan Song” deu origem ao selo do Led Zeppelin, mas a composição ajudou a inspirar Paul Rodgers em “Midnight Moonlight.”

O guitarrista Jimmy Page compartilhou no seu perfil do Instagram um vídeo em que aparece tocando em um bandolim a introdução de “The Battle Of Evermore”, lançada no álbum Led Zeppelin IV. 

O músico ainda lembrou que na data de 27 de fevereiro de 1974 o Led Zeppelin gravava em Headley Grange: “Drop Down Mama”, que se tornou “Custard Pie”. “Everybody Makes It Through” que seria “in The Light”, e Swang song, partes 1 e 2.

Contudo, Jimmy escreveu: “Swan Song foi uma peça ambiciosa que eu havia preparado no meu estúdio caseiro. Portanto, com várias seções e overdubs orquestrados, e gravamos duas seções contrastantes dela. Na época, nunca avançou além disso, mas o título da música foi escolhido como o nome para o próximo selo que veria o lançamento de “Physical Graffiti”.“Swan Song” foi retrabalhada, alguns anos depois, com Paul Rodgers, que forneceu algumas letras inspiradas, e se tornou “Midnight Moonlight”. Conforme postou Page.

“Midnight Moonlight” fez parte do primeiro álbum da banda The Firm, lançado em 1985, do compositor, vocalista e guitarrista Paul Rodgers. A produção ficou por conta de Jimmy Page.

Jimmy Page, 'Swan Song': da fundação do Selo à canção para Paul Rodgers.
Paul Rodgers com Jimmy Page em 2010. @CBS

Sendo assim, ouça a canção:

O Selo “Swan Song Records”. 

Lançado em 1974 pelo Led Zeppelin, o logotipo da Swan Song, criado pela Hipgnosis, na verdade é baseado em um esboço de William Rimmer, intitulado “Evening (The Fall of Day)”, originalmente desenhado em 1869. Você pode encontrar a peça original no Museu de Belas Artes em Boston, Massachusetts. 

Jimmy Page, 'Swan Song': da fundação do Selo à canção para Paul Rodgers.

A intenção na criação do selo era produzir bandas, inclusive o próprio Led Zeppelin. Através da “Swan Song”, vieram o Bad Company, Pretty Things, Dave Edmunds, Suicide Sal, além do Stray Cats, assim como produções do Monty Phyton. Apesar de ter encerrado em 1983, o selo hoje faz a gerência de produtos do Led Zeppelin.

“Physical Graffiti”, 49 anos.

“Physical Graffiti” saiu pelo selo “Swan Song”, e completou 49 anos no último dia 24 de fevereiro. O álbum, traz clássicos como, “Kashmir”, “Ten Years Gone”, “The Rover”, “Black Country Woman”, bem como, “House Of The Holy”, e sobretudo a fabulosa “In My Time Of Dying”.

Capa do Physical Graffiti.

Uma das curiosidades sobre a obra é que por conta da complexidade da capa, a produção atrasou em cerca de 1 ano. O artista Peter Corriston, que assinou a confecção, usou o processo “Dye Cut” para a confecção. A arte consistia em vazar as janelas dos apartamentos para dentro do encarte, contendo fotos de diversas personalidades.

O prédio escolhido para a capa está localizado no East Village em Nova Iorque. Leia a matéria completa sobre o“Physical Graffiti”: Led Zeppelin, ‘Physical Graffiti’, da lendária capa das canções memoráveis.

Por fim, no dia 10 maio será lançado o livro, “Led Zeppelin; a biografia”, prometendo ser uma obra definitiva sobre a banda.