Compacto raro dos Beatles de 1962 vai a leilão.

Compartilhe

Gravado em 1962, o compacto contendo “Till There Was You” e “Hello Little Girl”, tem anotações de Brian Epstein. 

Um pedaço da história dos Beatles deve ir a leilão no mês de março, informou o Daily Mirror.

Trata-se do disco de 10 polegadas de 1962 de “Till There Was You” e “Hello Little Girl”, considerado o ‘Santo Graal’ para colecionadores dos Beatles. O disco de 78 rpm se tornou um dos primeiros da banda gravar o primeiro álbum, “Please, Please Me”. 

Compacto raro dos Beatles de 1962 vai a leilão.
Imagem do compacto. @Amp

Apesar do ceticismo inicial de George Martin em relação à banda, ele ofereceu ao grupo de Liverpool um contrato de gravação e o resto é história.

O compacto pertencia a Les Maguire, o tecladista do grupo Gerry and the Pacemakers, de Liverpool. Maguire, 74 anos, de Formby, Merseyside, que recebeu o compacto depois que ele acabou devolvido ao empresário dos Beatles, Brian Epstein, por George Martin.

Anotações de Brian Epstein.

O que o torna ainda mais especial é que a peça traz a caligrafia de Brian Epstein, quando ele escreveu ‘Til (sic) There was You’ e depois atribuiu a música a ‘Paul McCartney & The Beatles’. Por outro lado, ele escreve ‘Hello Little Girl’ incorretamente como ‘Hullo Little Girl’ e grava a faixa como sendo obra de ‘John Lennon & The Beatles’.

Compacto com as anotações de Epstein

Embora tenha recebido uma estimativa conservadora de £ 10.000 para o leilão, espera-se que ele alcance muito mais quando os colecionadores dos Beatles souberem dele.

Maguire disse ao Daily Mirror: ‘Nunca fui um grande fã de recordações, mas as pessoas parecem gostar. Não me serve de nada, por isso dei-o à minha neta, que espera comprar uma casa depois de passar nos exames de contabilidade. Espero que tenha um bom preço”.

Ian Shirley, editor da Record Collector Rare Record Price Guide, ressaltou: ‘Este é um daqueles itens do Santo Graal, como o acetato Quarrymen original que a própria banda gravou.Este acetato é um item único que, em muitos aspectos, ajudou Brian Epstein a dar o pontapé inicial para a dominação do mundo musical. Fascinará os colecionadores dos Beatles em todo o mundo e, sem dúvida, atrairá ofertas de quem tem muito dinheiro”.

O historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, é bem claro em seu livro Tune In, quanto a singularidade da obra, dada principalmente pela caligrafia de Brian Epstein nas etiquetas e pelo reconhecimento do que isso levou.

Leia também: The Beatles: o dia que a banda tocou para apenas 18 pessoas.

Mais relíquias valiosas.

Outros itens vendidos no leilão incluem uma fotografia assinada pelos quatro Beatles, que foi arrematada por £ 30 mil libras, algo em em torno de R$ 210 mil reais, e uma cópia lacrada do álbum ‘Yesterday and Today’ versão “Butcher Cover”, arrematada por £ 87 mil libras, cerca de R$ 600 mil reais, quase um prêmio de loteria.

As recordações dos Beatles continuam sendo algumas das mais procuradas. Como por exemplo, no ano passado, um violão Gibson pertencente a John Lennon alcançou o valor de £ 1,7 milhão de libras.

Por fim, a data do leilão é o dia 22 de março, na Omega Auctions, com transmissão ao vivo. Inclusive no site da empresa existem outros produtos para leilão, como objetos de David Bowie.