Jimmy Page Ironiza Teoria de Mensagens ocultas: “É difícil escrever música normal, Imagine ao Contrário!”

 

Jimmy Page Falou  sobre a carreira, misticismo e lendas em Palestra na Oxford Union

Em 23 de outubro de 2017, Jimmy Page, guitarrista e fundador do Led Zeppelin, foi o convidado especial da Oxford Union, prestigiada sociedade de debates da Universidade de Oxford. Durante a palestra, Page relembrou momentos marcantes de sua carreira, compartilhando desde suas primeiras influências no rock and roll americano e no skiffle britânico até seu trabalho como músico de estúdio e sua jornada com o Led Zeppelin. O músico também contou sobre uma visita anterior à Oxford Union, aos 16 anos, quando teve a oportunidade de acompanhar o poeta Royston Ellis na guitarra.

Sendo assim, após a palestra, Page participou de uma sessão de perguntas e respostas. O músico abordou diversos sobretudo, aspectos de sua vida pessoal e profissional.

Em certo momento, uma estudante questiona o guitarrista sobre sua ligação com a Ordem Secreta Golden Dawn, uma sociedade esotérica e ocultista fundada no final do século XIX no Reino Unido. A organização tinha como base ensinamentos de alquimia, cabala, astrologia, magia cerimonial e misticismo ocidental. Portanto, exercendo grande influência sobre diversas correntes modernas do esoterismo, incluindo a Thelema, de Aleister Crowley.

Jimmy respondeu: “Meu envolvimento com a Golden Dawn. Eu estava muito interessado no misticismo oriental e ocidental. E eu passei tempo lendo e pesquisando quando eu era mais jovem. Eu acho que é isso. Havia alguns personagens eminentes na Golden Dawn. E eu achei muito interessante, para ver a história daqueles que estiveram nela. E este tipo de movimento esotérico e também o que aconteceu e as ramificações disto. Tenho este tipo de amor por todas as coisas místicas e mágicas e por todas as coisas bonitas e brilhantes”. Conforme declarou.

“Meu Doce Satanás”. 

Outro participante também fez uma pergunta a Jimmy Page. Na ocasião, questionou o guitarrista sobre a lenda de que ao tocar um disco do Led Zeppelin ao contrário, surgiriam mensagens sobre Satanás. Então, Page respondeu:

“Vou voltar direto para os Beatles, porque houve um tempo em que alguém escreveu uma tese sobre Paul McCartney estar morto. Diziam que, se você reproduzisse o disco ao contrário, ouviria algo como ‘Paul está morto’. A partir daí, começaram a tocar todos os tipos de discos ao contrário. Claro, nós seríamos candidatos a isso também, e alguém afirmou ter ouvido ‘Meu Doce Satanás’. E eu pensei: ‘Oh, Deus! Já é difícil o suficiente escrever uma música normalmente, imagine ao contrário!’ Finalizou.