Jimmy Page: o lado oculto do guitarrista do Led Zeppelin.

Compartilhe

Jimmy Page, seu lado oculto nunca foi segredo para ninguém. Conheça as historias. 

Por Sandro Abecassis

A música em geral sempre foi associada a pactos e histórias ocultas, principalmente nesta fase moderna. O caso mais famoso é do bluseiro Robert Johnson, que teria feito um pacto com o diabo em uma encruzilhada em troca do sucesso.

Lendas a parte. Um caso bem conhecido era o interesse de Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, pelo ocultismo, mais especificamente  por Aleister Crowley, o escritor e mago inglês que dedicou sua vida as ciências ocultas. 

No Led, Jimmy Page era o único com maior interesse no mago, Robert Plant era mais voltado para astrologia, Bonham era mais família e ao mesmo tempo fanfarrão e John Paul Jones tinha uma pegada muito técnica.

No entanto, Page levou os escritos de Aleister para dentro do Led Zeppelin, principalmente nas letras e nos famosos símbolos de cada integrante. A paixão pelo mago inglês era tanta, que o guitarrista cogitou em comprar um vila inteira na Sicília.

O lugar era onde estava a Abadia de Thelema, local fundado em 1920 por Crowley para abrigar sua comunidade de “estudos” de magia”. A verdade é que no local eram realizados muitos experimentos de alta magia. Hoje abandonado, ninguém arrisca ficar na região por conta da energia negativa e fatos estranhos na região.

Contudo, Jimmy não comprou a comunidade, mas adquiriu, em 1971 – Boleskine – a casa onde morou Aleister Crowley a beira do lago Ness na Escócia.

A intenção de Page era seguir os rituais descritos no  Livro da Magia Sagrada de Abramelin, o Mago, um grimório,  cheios de rituais e encantamentos mágicos invariavelmente atribuídos aos hebreus egípcios. 

Jimmy em Boleskine

Jimmy não dormia na casa

As biografias do Led Zeppelin e do próprio Jimmy Page, contam que ele jamais dormia em Boleskine, por conta da forte energia negativa do lugar. Dizem que no local Aleister invocou os 12 Duques do inferno mas não finalizou com o banimento, e este fato seria responsável por perturbar seus moradores, cenário de suicídios e mortes sinistras.

Boleskine

Page se desfez da casa em 1992 depois que ela pegou fogo sem nenhum motivo aparente. Ele vendeu o local para uma Fundação, e atualmente a propriedade passa por uma restauração. Veja o local no google maps CLICANDO AQUI.

Led Zeppelin, ‘Physical Graffiti’, da lendária capa as canções memoráveis.

A “senhora” e a flauta de Stairway não tem nada de bucólico.

O vocalista e todos no Led Zeppelin sabiam da relação de Page com o ocultismo, explicito principalmente nas letras, nem precisa ouvir de trás pra frente.

Em “Stairway to Heaven”, Plant conta em uma biografia que a letra da música foi composta quase como uma sessão mediúnica, principalmente a primeira frase, “Há uma senhora que tem certeza que tudo que reluz é ouro. E ela está comprando uma escada para o céu”. 

Além disso, o flautista citado na canção, é o próprio lucífer nas citações de Crowley. “E é sussurrado que em breve, se todos nós chamarmos a música. Então o flautista nos levará à razão, e um novo dia amanhecerá para aqueles que permanecerem por muito tempo e as florestas ecoarão com risadas”. Ou seja, a flautinha bonitinha em Stairway vai mais além do que uma magia riponga.

Jimmy Page: o lado oculto do guitarrista do Led Zeppelin.

Em 1972, Page compôs a trilha sonora de um filme chamado, “Lucifer Rising”, dirigido por um satanista chamado Kenneth Anger. Contudo, o guitarrista não chegou a terminar completamente o disco e brigou feio com Anger, que acusou o Jimmy de estar sempre drogado, algo não muito difícil. 

Com a briga, Jimmy Page e a esposa expulsaram Kenneth da mansão Boleskine, ele saiu amaldiçoando Page e banda e que transformaria o músico em um Sapo (risos), lógico, isso não ocorreu. Mas coincidência ou não as coisas começaram pegar para o Led.

Robert Plant rompeu com Page por conta do ocultismo.

A morte de John Bonham em 25 de setembro de 1980, ocorrida após ele ter se afogado com o próprio vômito depois de tomar cerca de 40 doses de vodca na casa de Jimmy Page, se tornou o deadline para Plant romper com Page.

O vocalista passou anos sem falar com o antigo companheiro. E em algumas entrevistas, em retrospectiva, deu a entender que o envolvimento de Page com o ocultismo estava por trás de todas as tragédias que aconteceram com a banda nos últimos anos. 

Como por exemplo, em 1975 Plant e a esposa Maureen quase morreram em um acidente de carro em Rhodes na Grécia. Já em 1976, o engenheiro de som da banda,  Keith Harwood, morreu após ter dormido no volante.

John Bonham: livro traz detalhes da carreira do baterista do Led Zeppelin

A esposa do tour management Richard Cole também morreu de forma abrupta. E ele mesmo se viu envolvido em uma acusação de abuso sexual durante as loucas turnês da banda, além de, apesar de inocentado, sofreu a acusação de roubo em uma das bilheterias do grupo em 1974. O dinheiro sumiu de forma misteriosa do cofre do hotel. 

Keith Relf, vocalista dos Yardbirds, antiga banda de Page, e grande amigo do guitarrista, morreu eletrocutado ao tocar guitarra no porão da sua casa em 1976.

Karac, a morte do filho de Plant.

Jimmy Page: o lado oculto do guitarrista do Led Zeppelin.
Filho de Robert Plant, Karac.

E a tragédia mais triste de todas, antes da morte de Bonham. Em 1977, o filho de Robert Plant, Karac de 5 anos, morreu após contrair uma infecção estomacal viral. O músico estava em turnê com o Led Zeppelin pelos Estados Unidos, e abandonou os shows assim que soube da morte.

Para completar, logo depois o fotógrafo pessoal de Page, Phillip Hale morreu de overdose em uma das casas do guitarrista.

Por fim, por estes motivos Plant relacionou o ocultismo de Jimmy dentro da banda a todas estas tragédias.

Seria este o verdadeiro motivo por Robert Plant não gostar de Stairway To Heaven?

Veja a versão de “Stairway To Heaven” na homenagem que o Heart fez em 2008, em que Plant e Page quase vão as lágrimas.

A lágrima seria lembrando todas as patacadas loucas que eles fizeram? Quem vê diz, esses tiozinhos não fizeram isso.