Jimmy Page descreve morte de John Bonham como pior momento de vida
A morte de John Bonham levou Jimmy Page a dois anos sem tocar guitarra
John Bonham, lendário baterista do Led Zeppelin, faleceu em 25 de setembro de 1980. O músico foi encontrado morto em sua cama na mansão de Jimmy Page, localizada em Windsor, Inglaterra.
Um dia antes de sua morte, o Led Zeppelin havia realizado o primeiro ensaio para a turnê que começaria pelos Estados Unidos. Na manhã daquele dia, Bonham tomou um café da manhã incomum: quatro doses quádruplas de vodka com suco de laranja, acompanhadas de alguns enroladinhos de presunto. Visivelmente contrariado com o início de uma nova turnê, o baterista resmungava durante o dia.
Ao chegar à mansão, o grupo ensaiou mas Bonham continuava bebendo. No final do dia, já bastante embriagado, precisou de ajuda até a cama por Rick Hobbs, assistente de Jimmy Page. Na manhã seguinte, Bonham não se levantou como o esperado, mas isso não causou alarme imediato, já que o staff do Led Zeppelin sabia que ele costumava dormir até tarde. No entanto, quando a tarde chegou e ele continuava sem dar sinais, foram até seu quarto e descobriram que ele havia falecido, vítima de asfixia causada por seu próprio vômito.
“Não encostei na guitarra”
Na biografia do Led Zeppelin quando os Deuses Caminhavam Sob a Terra, Jimmy Page recordou que a morte de John Bonham marcou o período mais difícil de sua vida, que durou quase dois anos. “Não encostei na guitarra, estava abalado, tinha perdido um amigo muito próximo.”
Durante esse tempo de reclusão, poucas pessoas tiveram contato com Page. Uma delas foi Timothy d’Arch Smith, escritor e editor britânico conhecido por suas obras sobre temas esotéricos e sociedades ocultas. “Eu ia à casa dele para organizar seus livros. Às vezes, o ambiente era muito sombrio. Você sabia que ele estava lá. Havia dias que ele aparecia e falava, mas era evidente a dificuldade”, revelou Smith no livro.
LEIA TAMBÉM: John Bonham: 5 Polêmicas do Baterista do Led Zeppelin
Page só voltou a tocar depois de ligar para seu empresário e pedir que tirasse sua icônica Les Paul do armário. Ele também refletiu sobre o futuro que o Led Zeppelin poderia ter tido se Bonham estivesse vivo. “Nós faríamos a turnê pelos Estados Unidos e nos revitalizaríamos. Porque essa seria a nossa grande turnê depois de muito tempo. Tenho certeza que seria um estímulo suficiente para nos levar de volta ao estúdio”, afirmou.
O álbum póstumo do Led Zeppelin, CODA, foi lançado em 1982, composto por sobras das sessões de gravação de In Through the Out Door. Apesar de ser uma coletânea de faixas não lançadas, o disco alcançou grande sucesso, vendendo 1 milhão de cópias apenas nos Estados Unidos. O filme e documentário, “Tornando-se Led Zeppelin” estreia no Brasil no dia 7 de fevereiro nos cinemas.