Hotel Califórnia: as curiosidades sobre este clássico dos Eagles.

Compartilhe

“Hotel Califórnia”, um clássico dos Eagles de 1976, 49º lugar no top na 500 Greatest Songs Of All Time da revista Rolling Stone

Por Sandro Abecassis

A banda norte-americana, Eagles, já estava na estrada há cerca de 5 anos quando lançaram a música e disco, “Hotel Califórnia”, em dezembro de 1976.

O álbum levou quase 1 ano para a conclusão, sendo um dos motivos, o Black Sabbath, a banda de Ozzy gravava o disco Technical Ectasy no estúdio ao lado e som era tão alto que atrapalhava a produção do Eagles.

A música “Hotel Califórnia” foi apresentada para Henley e Frey por Don Felder, o guitarrista havia feito uma demo com uma melodia em violão de 12 cordas, uma bateria eletrônica e um baixo, sem letra, a canção ainda não tinha o nome que iria a consagrar. 

Os 2 clássicos do Survivor encomendados por Stallone: “Eyes Of The Tiger” e “Burning Heart”

Um mundo de glamour

Os Eagles gostaram da canção, que tinha influência latina e reggae. A letra surgiu com a ideia de mostrar por um lado poético o falso glamour do mundo da música, personificado na figura de um viajante que encontra em um Hotel, um lugar encantador de onde não se consegue sair, sendo prisioneiro por sua própria conta. 

Além do mais, a personagem central, uma mulher, permeia a música, com posses como, Mercedes-Benz, joias da Tiffany e muita luxuria. 

Contudo, nos anos 70 já existiam teorias da conspiração, e surgiram boatos que a música era satanista, com gente rodando o disco ao contrário e tudo. Porém, a canção era realmente sobre toda a magia de Los Angeles, Hollywood e Beverly Hills, principalmente o mundo de astros do mundo pop e rock.

O hotel fictício da música e da capa do disco é o Hotel Beverly Hills em Los Angeles.

A banda queria fotografar o pôr do sol em um semblante atrás das torres do prédio para dar justamente esta aura sinistra e ao mesmo tempo encantadora, como estava na letra. Uma curiosidade, a direção do Hotel queria processar Os Eagles com relação a direitos autorais sobre o uso da imagem.

Mas quando a banda revelou onde era o hotel que inspirou a capa, as reservas do lugar triplicaram e obviamente eles desistiram da ação.

Capa do disco em 1976 e a direita o Hotel Beverly Hills atualmente.

Para ver o Hotel Beverly Hills no Google Maps, clique neste link.

Dados técnicos

A gravação da música conta com um violão de 12 cordas, e um segundo violão com efeito flanger, guitarra com efeito muter em dueto.

A canção tem 6 minutos e tem três solos, a gravadora queria que a banda diminuísse o tempo, mas a banda não aceitou. 

“Hotel California” ocupa a 49º lugar no top da 500 Greatest Songs Of All Time da revista Rolling Stone. Por fim, veja Os Eagles tocando a música ao vivo:

“Stairway To Heaven”: por que Robert Plant não gosta da canção?

Siga a Nave Criativa no Google Notícias e fique por dentro do mundo rock e cinema.