“Hot Dog”: a faixa leve do Led Zeppelin em tempos sombrios
“Hot Dog” está no álbum In Through the Out Door.
O Led Zeppelin, conhecido por seu rock pesado e marcante, também explorou momentos mais descontraídos em sua carreira. É o caso da música “Hot Dog”, influenciada pelo rockabilly americano, estilo que Robert Plant admirava profundamente.
Lançada em um momento delicado para o vocalista e a banda, “Hot Dog” trouxe um tom leve e divertido em meio à exaustão das turnês constantes e do luto pela perda do filho de Plant, Karac, que morreu em 1977 com apenas cinco anos de idade.
A letra fala de uma garota do Texas que “tomou meu coração”. Contudo, embora Plant tenha mencionado que a canção é uma homenagem ao espírito texano, acredita-se que possa ter inspiração em uma mulher real da vida do cantor. Portanto, o Texas, assim, ganha destaque não só na letra, mas no clima da música.
Curiosamente, “Hot Dog” teve um vídeo promocional filmado — o que se aproxima mais de um videoclipe na trajetória do Led Zeppelin, que raramente investia nesse formato. A canção também fez parte do repertório das turnês de 1979 e 1980. Sobretudo posicionada de maneira inusitada entre as faixas “Ten Years Gone” e “The Rain Song”.
A música integra o álbum In Through the Out Door, que traz faixas marcantes como “Carouselambra”, “All My Love” e “In The Evening”. Uma curiosidade é que o álbum acabou lançado com seis capas diferentes. Todas sugerindo diferentes perspectivas do ambiente do bar Old Absinthe House, em Nova Orleans. Por fim, essas artes foram criadas pelo renomado grupo de designers Hipgnosis, responsável por diversas capas icônicas do rock.