Green Day: “Dookie” faz 30 anos. Confira curiosidades sobre 4 faixas.

“Dookie” foi fundamental para a consolidação da carreira do Green Day

O álbum “Dookie” lançado pelo Green Day em 1º de fevereiro de 1994, completou 30 anos nesta quinta-feira. 

Sendo assim, em comemoração, a banda lançou uma edição comemorativa, em vinil com 6 LPs, caixa com 4 CDs e também o álbum comemorativo nas plataformas digitais. 

 

Além disso, a edição contém 17 demos inéditas, seis outtakes de estúdios, e três músicas nunca lançadas. Como por exemplo, a participação no Woodstock de 1994 e durante um show em Barcelona. 

Sendo assim, trouxemos curiosidades de 4 faixas que se destacaram no álbum, e consolidaram o Green Day como uma banda de rock. Então, vamos lá:

Welcome To Paradise

A canção foi escrita por Billie Joe e Mike Dirnt, quando eles moravam em um subúrbio em Oakland, Los Angeles, e tinham uma banda chamada, “Sweet Children”. Armstrong comentou sobre a música: 

“É sobre West Oakland, vivendo em um armazém com muitas pessoas, um monte de artistas e músicos, punks e tudo o que viveu de cima a baixo, vagabundos e viciados, bandidos, membros de gangues e outras coisas que simplesmente viviam naquela área. Não é um lugar onde você queira passear à noite, mas é um armazém arrumado onde você pode jogar basquete e outras coisas”. Conforme lembrou.

“Welcome To Paradise”, teve seu primeiro lançamento ainda no álbum Kerplunk de 1992, ouça a versão da época, que tinha um andamento mais rápido.

 

Basket Case 

A faixa fala sobre os ataques de pânico e ansiedade vivenciados por Billie Joe enquanto ele era adolescente. Os ataques aconteciam principalmente à noite, inclusive às vezes ele caminhava pela vizinhança para se acalmar. “A única maneira que eu sabia lidar com isso era escrever uma música sobre isso”, explicou ele.

“Basket Case” alcançou a 26ª posição na Billboard em 1994, recebendo um empurrão do videoclipe veiculado na MTV. A produção se passava em uma instituição de saúde mental, onde todos os integrantes eram pacientes. E uma curiosidade, o vídeo foi filmado em preto e branco e depois colorido, para dar uma aparência atraente e surreal.

She 

Uma das mais radiofônicas de todas, “She”, foi escrita por Billie Joe para uma namorada, estudante da Universidade da Califórnia, conhecida apenas como “Amanda”. Ele a conheceu no clube de música 924 Gilman Street. 

“Ela me deu uma educação que eu acho que foi muito oportuna para mim. Eu era apenas uma criança burra, que abandonou o ensino médio. Ela estava me contando sobre como as mulheres foram objetificadas por tantos anos, e eu estava apenas ouvindo.” Conforme relata.

Portanto, “She”, além de uma canção de amor, é também sobre ativismo feminino.

A música é considerada por Billie Joe como uma das suas favoritas, como ele mesmo declarou à Rolling Stone em 2014. “Vou interpretar ‘Ela’ pelo resto da minha vida. Envelheceu bem comigo”.

When I Come Around

Billie Joe fala sobre a saudade que sentia da namorada, Adrienne Nesser quando a banda saia em turnê logo no começo da carreira. Sendo assim, na música, a letra fala que ele irá compensá-la quando retornar. 

Billie casou com Adrienne logo após o lançamento de Dookie. A MTV chegou a exibir dois vídeos de “When I Come Around”.

O primeiro um vídeo conceitual, e o segundo a apresentação ao vivo da banda no Festival Woodstock em 1994, quando os fãs começaram a jogar lama no palco, acertando os músicos.

Nesta apresentação, um outro fã chegou a invadir o palco, mas o segurança chegou a barrá-lo, contudo, na ação derrubou um amplificador no baixista Mike Dirnt, causando ferimento em seu braço e em três dentes. 

Por fim, o Green Day lançou recentemente seu mais novo álbum, “Saviors”. A banda começa uma turnê a partir de maio, que terá como bandas de abertura, Smashing Pumpkins, Linda Lindas, Rancid e o Ultra Q.