Frio intenso chega a partir de quarta-feira em Santa Catarina.

Compartilhe

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (26/07)

Nesta segunda-feira (26) as condições de tempo firme, com predomínio de sol e poucas nuvens em boa parte de Santa Catarina. A tarde aumenta a nebulosidade e há chance de pancadas isoladas de chuva nas regiões de divisa com o RS no decorrer da noite, principalmente na porção Oeste, por conta da aproximação de uma frente fria. Durante a tarde ainda faz calor, com máximas na casa 30°C no Oeste e áreas litorâneas. Os ventos sopram do quadrante norte com intensidade fraca a moderada além de rajadas pontuais de até 60km/h no Oeste. No entanto, há risco baixo para ocorrências meteorológicas associadas a pancadas de chuva e rajadas de vento.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (27/07)

Na terça-feira (27) o avanço de uma frente fria provoca chuva em todo o estado, dando início na madrugada nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para as demais regiões entre a tarde e noite. Na retaguarda da frente fria, uma intensa massa de ar frio avança por Santa Catarina, provocando declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões. Entre o oeste e sul do estado as máximas devem registradas ainda na madrugada (entre  16°C e 19°C), e diminuindo até a noite (entre 1°C e 7°C). Os ventos sopram com intensidade moderada de quadrante sudoeste/sul. Há risco baixo para ocorrências associadas a chuva intensa e rajadas de vento.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (28/07)

Na quarta-feira (28) uma intensa massa de ar frio e seco atua sobre todo o estado de Santa Catarina. O dia será marcado pelo frio intenso, combinando baixas temperaturas e ventos persistentes de intensidade moderada, que sopram de sul/sudoeste. As temperaturas no amanhecer são negativas dos planaltos ao litoral, e durante a tarde não devem passar de 14°C na maior parte do estado. Ainda assim, o sol predomina, com apenas variação de nebulosidade nas áreas entre Meio Oeste e Planalto Sul. Sendo assim, há elevação do nível do mar, com risco moderado para ocorrências por conta da agitação marítima e ressaca.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quinta-feira (29) e o sábado (31) chega uma onda de frio, com mínimas que devem ficar perto e até abaixo de 5°C na faixa litorânea e negativas em todas as outras regiões catarinenses. O tempo segue firme, com apenas variação de nebulosidade no início da manhã e noite, assim como formação de nevoeiros. Contudo, a condição é favorável para formação de geada ampla.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (25/07)

Vento soprando do norte com fraca a moderada intensidade. Rajadas sobretudo entre 50 e 60km/h em pontos do oeste.

Por fim, o mar fica pouco agitado, com ondas de quadrante leste a nordeste e altura entre 1,0 m a 1,5 m.

A orientação conforme os órgãos de saúde é que as pessoas mantenham abrigadas e aquecidas, principalmente idosos, crianças e animais. Em caso de localizar pessoas em situação de rua, acione a guarda municipal, pelo 193, bem como, a própria defesa civil, através do 199, que estes serão encaminhados para abrigos municipais.

Fonte: defesa civil

WhatsApp chat